×
Loading ...

As vantagens e desvantagens de tecido têxtil

Atualizado em 23 março, 2017

A tecelagem é a forma básica pela qual um tecido é formado. O tecido têxtil é formado, trançando os fios por cima e por baixo uns dos outros. Há vários tipos de tecidos têxteis naturais e feitos por humanos; inclusive o brim, casimira, seda, cetim, flanela e sarja. As linhas de tecido podem ser feitas de algodão, linho, bambu, poliéster e até raiom.

Têxteis e malhas têm características distintas no que diz respeito a conforto e uso (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Custo

Assim como em qualquer indústria, tempo e trabalho refletem nos custos desses itens. Os tecidos têxteis são feitos em teares e projetados para serem fortes. O tecido não pode ser esticado e não encolhe. Enquanto esse método produz uma roupa de mais qualidade, aumenta o custo de produção. Outros tecidos como as malhas feitas por máquinas podem ser esticados, usando máquinas de vapor. Isso torna um tecido mais barato, mas menos resistente. Por isso, uma calça jeans dura muito mais que uma camiseta.

Loading...

Conforto

Os tecidos têxteis são rígidos, fazendo deles ideais para trabalhos mais grossos como jeans e sobretudos. Isso também torna o tecido têxtil menos macio que uma malha. As malhas são flexíveis e se movem com o corpo, esticando e expandindo conforme o necessário. A única desvantagem da malha no quesito conforto é que ela pode se fixar nos lugares errados.

Lavagem

A maioria dos tecidos de algodão, assim como os brins, são fáceis de lavar e geralmente não encolhem ou amassam. Outros tecidos têxteis como linho e seda podem ser difíceis de lavar, especialmente se o tecido exigir lavagem a seco ou passar a ferro.

Uso

Os têxteis duram muito mais que outros tecidos como malhas e esse é o motivo pelo qual muitos uniformes são feitos de têxteis. Exemplos de tecidos têxteis incluem brim, linho, tweed e veludo cotelê. As malhas são mais confortáveis, mas não são feitas para uniformes por causa da sua elasticidade em geral. Exemplos de malhas incluem tecidos de camisetas, suéteres, camisolas e tecido felpudo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...