Vantagens e desvantagens de telefones de VoIP

Escrito por luanne kelchner | Traduzido por maria cristina marques
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Vantagens e desvantagens de telefones de VoIP
O VoIP tem vantagens e desvantagens para quem o usa (telephone image by musk from Fotolia.com)

O VoIP (Voice over Internet Protocol), também conhecido como voz sobre IP, permite que os usuários façam chamadas de voz através de uma conexão de banda larga ao invés de utilizar uma linha telefônica normal. Antes de tomar a decisão de trocar para um serviço de VoIP, deve-se pesar as vantagens e desvantagens com cuidado. Alguns usuários escolhem ter os dois tipos de linha em casa, o que elimina as desvantagens do VoIP.

Outras pessoas estão lendo

Preço baixo

Uma vantagem atraente dos telefones de VoIP é o custo baixo. Os provedores cobram uma taxa mensal baixa pelos usos e disponibilizam outras utilidades, como espera de chamada, mensagens de voz, identificador e encaminhamento de chamadas, que são padrão desse serviço. Provedores de linhas telefônicas comuns oferecem esses serviços adicionais com um custo, o que que aumenta o valor da conta mensal.

Acesso em qualquer lugar

Serviços de VoIP podem ser usados em qualquer lugar onde haja uma conexão com a Internet. Os usuários podem simplesmente logar no serviço e fazer chamadas telefônicas de qualquer lugar do mundo. Pessoas que viajam muito podem acessar o seu serviço de telefone enquanto estão na estrada.

Energia

Um telefone de VoIP é conectado a um computador com acesso a Internet de banda larga para se usar o serviço. Durante quedas de energia, ou quando o computador for desligado, o serviço do telefone também ficará inativo. Quedas de energia não afetam serviços de telefone normais - presumindo que o telefone em si não precise de energia elétrica - e os usuários podem fazer chamadas durante essa situação. Um laptop ligado por bateria pode manter o serviço de telefone ligado por um curto período de tempo durante uma queda.

Qualidade

A qualidade do serviço de VoIP não é igual à de um serviço de telefonia padrão. O serviço de VoIP é dependente da conexão com a Internet. Uma conexão fraca ou falha resultará em chamadas distorcidas.

O congestionamento da Internet também pode resultar em chamadas ruins. Alguns usuários relatam qualidade baixa ao fazer uso do computador durante uma chamada.

Chamadas de emergência

Chamadas de emergência, como ligações para bombeiros ou polícia, são outra desvantagem do serviço de VoIP. Serviços de emergência não conseguem rastrear a origem de uma chamada feita através de VoIP. A Comissão Federal de Comunicações dos EUA tentou corrigir esse problema exigindo que provedores de VoIP forneçam o endereço físico de seus clientes. Esse arranje resolve o problema apenas quando a chamada parte do endereço físico listado pelo provedor. Uma das desvantagens dos telefones de VoIP é a possibilidade de carregá-los para qualquer lugar onde haja conexão com a Internet. Se o usuário não atualizar o endereço com o provedor, ou se a chamada for feita a partir de uma localização temporária, o endereço não será correspondente.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível