Mais
×

As vantagens e desvantagens das telhas

Existem inúmeros tipos de telhas que podem ser utilizadas como material de cobertura: asfálticas, madeira, metálicas e solares. Cada tipo oferece vantagens e desvantagens. Ao decidir sobre qual material será utilizado, os proprietários devem considerar o custo do tempo útil do material. Alguns podem ser mais caros inicialmente, mas duram mais tempo, enquanto outros são relativamente baratos em um curto prazo, mas possuem altos custos de manutenção e de reparo.

Telhas asfálticas

As telhas asfálticas possuem inúmeras vantagens. Elas são fáceis de reparar, são resistentes ao fogo e são adequadas para a maioria das aplicações residenciais. Elas podem ser utilizadas em vários estilos de casa, abrangendo desde estilos clássicos à contemporâneos. Elas são relativamente mais baratas e possuem diversos estilos e cores.

No entanto, elas também possuem algumas desvantagens. As telhas asfálticas possuem um tempo útil relativamente curto de 15 a 30 anos. Elas fendem facilmente quando aquecidas e estão sujeitas ao surgimento de mofo e musgo.

Telhas de madeira

As telhas de madeira são comumente encontradas em bangalôs, casas de fazenda e de campo. Elas oferecem diversas vantagens, tais como isolamento e de fácil reparo. As telhas de madeira podem durar 30 a 50 anos se forem mantidas de forma apropriada. Elas possuem diversas aparências, possuindo desde cores naturais à cinza claro.

Elas são caras e geralmente precisam ser instaladas por um profissional, o que só aumenta o custo. Outras desvantagens incluem a tendência de apodrecerem e de racharem, além delas serem suscetíveis ao mofo e ao musgo. Elas possuem uma baixa classificação quanto à resistência ao fogo, a menos que sejam tratadas sobre pressão (outro custo adicional) e são difíceis de manter.

Telhas metálicas

O alumínio, estanho e cobre são materiais que podem ser utilizados para criar as telhas metálicas. Disponíveis em várias cores, esse estilo não só oferece uma variedade de aparências, mas também possui uma longa duração. Se forem instaladas corretamente, as telhas metálicas podem durar tanto quanto uma casa - pelo menos 50 anos. Elas podem aguentar ventos fortes e vedar a entrada de água da chuva e da neve. Esse material também é leve, chegando a pesar 22 a 70 kg por 10 m². Para efeito de comparação, as telhas pesam cerca de 340 kg por 10 m² e telhas de concreto pesam 400 kg por 10 m².

As telhas metálicas não possuem muitas desvantagens exceto pelo custo e a necessidade de um profissional para realizar a instalação, pois elas são difíceis de se instalar. Elas necessitam de pinturas periódicas como parte da manutenção.

Telhas solares

As telhas solares são células fotovoltaicas (como os painéis solares) que possuem uma camada laminada semicondutora transparente feita de silicone cristalino. Esses painéis são integrados com materiais típicos de telhados como telhas de ardósia, fibro-cimento, asfálticas e metálicas. Elas fornecem a mesma energia limpa que os painéis solares, porém elas se misturam de forma mais natural em seu telhado. Essas telhas são conectadas diretamente ao sistema elétrico da casa. Possuir um sistema solar aumenta o valor da casa. Além disso, essas telhas podem suportar ventos de 120 km/h e são tão duráveis quanto os materiais de construção aos quais são integradas.

A principal desvantagem dessas telhas são o custo. O material por si só é mais caro que os painéis solares tradicionais, somando a isso há o custo de instalação. Além disso, a demanda não atingiu todos os mercados, de modo que elas podem não estar disponíveis em determinadas áreas, tornando-as difíceis de se encontrar. Por último, elas não podem gerar eletricidade suficiente se elas não captarem uma quantidade suficiente de raios solares. Portanto, elas apenas podem ser instaladas em telhados inclinados, de forma que elas são atingidas diretamente pelo sol.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article