on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

As vantagens e desvantagens de se ter um blog

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Se você segue uma coleção de blogs on-line — ou talvez apenas um blog em particular — talvez possar pensar: "Eu posso fazer isso". Apesar de qualquer pessoa, com as ferramentas adequadas, poder iniciar um blog, ter a dedicação necessária para isso é mais difícil do que se imagina. Antes de sair fazendo postagens, é importante levar em consideração e avaliar suas vantagens e desvantagens, certificando-se assim de que deseja, de fato, gastar seu tempo nesse tipo de atividade.

Ter um blog permite compartilhar sua voz com o mundo (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Expressão

A principal vantagem de se ter um blog é a possibilidade de compartilhar sua voz com qualquer pessoa interessada em ouvi-la. Isso fica ainda mais interessante pelo fato de que, quando se tem um blog, há uma gama enorme de assuntos para se falar, como o seu time favorito, cinema etc. Mesmo que ninguém esteja realmente lendo a página, ainda é possível praticar suas habilidades de escrita diária ou semanalmente, dependendo da frequência com que fará postagens. Como qualquer forma de escrita criativa, o blog ajudará a desenvolver uma voz única que pode gerar um público com o tempo.

Loading...

Tempo e dinheiro

A menos que você já seja um escritor estabelecido que será pago para postar suas opiniões em um site — ou ter anunciantes que farão o pagamento — ganhar um bom dinheiro com blogs não é algo muito realista no início. Com o tempo, sua voz pode atingir um número de leitores suficiente para que se tenha uma verba no final do mês, mas isso não é garantia. Antes de começar a escrever um blog, tenha em mente a quantidade de tempo que deve ser gasto para mantê-lo atualizado. Caso isso esteja consumindo muito do seu tempo, impedindo que faça outras coisas importantes, fazer postagens regulares talvez não seja uma ideia muito sensata.

Críticas

Quando se tem um blog, é preciso estar preparado para enfrentar críticas. Afinal, o intuito do blog é compartilhar opiniões, portanto, pensar que todos compartilharão da mesma opinião que você não condiz muito com a realidade. Lidar bem com as críticas o ajudará a determinar se ter um blog é realmente algo que você deseja. Caso contrário, isso pode trazer muitas dores de cabeças indesejadas. No entanto, se gostar de um bom debate e tem cabeça fria para isso isso, escrever em um blog — e responder aos seus críticos — pode ser bastante agradável.

Competição

Como qualquer pessoa que tenha um computador, acesso à internet e voz pode ser um blogueiro, o fator competição é alto. Muitos assuntos que você deseja postar no blog provavelmente já foram escritos inúmeras vezes por outras pessoas. Por esse motivo, pode ser difícil encontrar um público mais externo do que seus amigos e familiares que realmente lerão o seu blog. No entanto, o mundo do roteiro, atuação, dança, cinema e outras áreas criativas também são competitivos, mas ainda assim as pessoas ainda encontram uma boa audiência. A chave para o blog não é o que está sendo escrito, mas sim a voz por trás da postagem. Se puder encontrar uma voz única, o seu blog pode atingir um público maior.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...