Vantagens e Desvantagens de Tomografias Computadorizadas

Escrito por beth winston | Traduzido por randhal wendel
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Vantagens e Desvantagens de Tomografias Computadorizadas
Tomografias computadorizadas produzem imagens muito precisas. (doctor desk image by dinostock from Fotolia.com)

Uma tomografia computadorizada é um teste por imagem geralmente recomendado por médicos para ajudar a diagnosticar uma série de situações. Pacientes normalmente deitam dentro de um equipamento de escaneamento, e a máquina passa feixes de raio-x pelo corpo para produzir uma imagem. Tomografias computadorizadas podem produzir um desenho detalhado de ossos, cartilagens, músculos, órgãos internos e, essencialmente, tumores ou outras irregularidades. Embora seja um tipo de diagnóstico por imagem largamente utilizado, trazem também alguns inconvenientes para os pacientes.

Outras pessoas estão lendo

Vantagens: Extremamente Detalhado

De todos os procedimentos de imagens internas disponíveis para os médicos, a tomografia computadorizada é o mais detalhado, e pode dar ao médico um desenho completo do que acontece dentro do corpo do paciente. São particularmente úteis e muito utilizadas para diagnosticar câncer.

Indolor

O procedimento da tomografia computadorizada não é invasivo e é indolor, e é geralmente rápido e conveniente para muitos pacientes. É largamente disponibilizado em uma série de diferentes centros de tratamento.

Preciso

Por fornecer ao médico uma imagem muito clara de onde o tumor ou problema está localizado e se alastrou, a tomografia computadorizada pode ajudar no planejamento de uma biópsia, cirurgia, radio ou outro tratamento com mais precisão.

Desvantagens: Radiação

Comparada a outros testes de diagnóstico, a tomografia computadorizada expõe o paciente a uma dose relativamente alta de radiação. Embora não seja um problema para um único escaneamento, pacientes que precisam se submeter a repetidos testes podem estar sujeitos a um nível significante de radiação, aumentando o risco de câncer.

Reação Alérgica

Pacientes que se submetem a uma tomografia computadorizada normalmente recebem uma dose de uma substância conhecida como "material de contraste", contendo iodo. Isso permite realçar algumas áreas específicas no escaneamento. Algumas pessoas podem ter reações alérgicas, e esse é o efeito colateral mais comum que os pacientes reclamam da tomografia computadorizada. Os sintomas podem incluir um gosto metálico na boca, coceira, urticária e falta de ar. Há outros materiais de contraste sem iodo disponíveis cuja utilização está se tornando cada vez mais comum.

Interpretações Incorretas

Por ser muito detalhada, a tomografia computadorizada pode, algumas vezes, alertar os médicos para anormalidades menores no corpo que não tenham sintomas relacionados e que, no curso normal da vida do paciente, não teriam causado nenhum problema ao paciente. Entretanto, os médicos podem se sentir na obrigação de repassar tais informações aos pacientes, o que pode causar ansiedade e possivelmente uma bateria desnecessária de exames e tratamentos.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível