×
Loading ...

Vantagens e desvantagens dos trituradores de alimentos para pias

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Os trituradores de alimentos são populares nas residências porque são convenientes; em muitos casos, os pratos podem ser limpos diretamente na pia ao invés de na lixeira. Algumas casas modernas são construídas com os trituradores ligados diretamente ao ralo da pia. Eles podem ser muito vantajosos quando usados corretamente, mas podem gerar gastos com reparos quando são usados erroneamente. Eles são muitas vezes criticados por serem dispendiosos e ruins para o meio ambiente.

Os trituradores de alimentos são usados para eliminar resíduos alimentares, mas a maioria deles pode virar compostagem (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Odores

A utilização dos trituradores pode ajudar a diminuir os odores das lixeiras porque a comida não apodrece na lata. Para residências com coleta de lixo mensal ou a cada duas semanas, isso pode significar uma grande quantidade de comida acumulada estragando. O cheiro pode atrair animais selvagens que podem destruir a lixeira para encontrar a comida descartada. O lado ruim de usar um triturador é que o descarte por si só pode desenvolver um odor desagradável, principalmente se comidas desconhecidas forem jogadas pelo ralo e o entupirem. A adição de cascas de alimentos cítricos, suco cítrico ou bicarbonato de sódio desodoriza o equipamento, mas significa custos extras de manutenção.

Loading...

Aglomerações e obstruções

Os trituradores não são feitos para suportar todos os tipos de resíduos alimentares e a lista de alimentos proibidos é, muitas vezes, confusa. Resíduos fibrosos como aipo, aspargo, cascas de banana, cascas de milho e cascas de coco podem enrolar na lâmina e bloqueá-la. Os produtos de carne, incluindo os resíduos dela, pele e ossos podem entupir o triturador, cegar a lâmina e causar odores na pia. Comidas amiláceas, incluindo arroz, macarrão, batatas e cascas de batata muitas vezes formam uma graxa que bloqueia a lâmina e entope o ralo. Muitos deles se expandem em água quente e podem se aglomerar na tubulação, causando um gasto de reparação maior. Gorduras, como manteiga, gordura vegetal e banha muitas vezes obstruem os trituradores e causam odores desagradáveis.

Resíduos

Os trituradores requerem fluxo de água para levar a comida pelo ralo depois da trituração. Ela serve somente para eliminar os restos de comida, os quais podem, muitas vezes, ser usados como adubo. As pias usam, em média, 7,5 l de água por minuto. Para se ter uma ideia de quanta água é desperdiçada, quando o triturador for usado, calcule o tempo médio que ele leva para triturar e enxaguar a comida, depois pegue uma vasilha e deixe-a sob a torneira aberta pelo mesmo tempo. Uma alternativa melhor ao desperdício de água é usar a maior quantidade possível do resto de alimento como adubo, incluindo vegetais, restos de frutas, cascas de ovos, borras de café, saquinhos de chás, pães e biscoitos dormidos.

Tratamento de água

A trituração dos resíduos da cozinha pelo ralo leva a um gasto maior nos sistemas sépticos e nas estações de tratamento. Os restos de comida criam um lodo que é mais difícil de ser processado pela estação de tratamento de água; consequentemente, é necessário o uso de mais compostos químicos e mais energia para tratar a água. Mesmo que o esgoto não vá para a estação de tratamento municipal, esse mesmo lodo pode crescer na fossa séptica, podendo requerer altos gastos com a reparação. Existem algumas exigências sobre os trituradores em alguns municípios que podem controlar os produtos permitidos neles, ou o tamanho do tanque séptico que a casa precisa.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...