Mais
×

As vantagens e desvantagens do uso de fertilizantes

Atualizado em 23 março, 2017

Muitos fazendeiros e jardineiros dependem dos fertilizantes para o crescimento de plantas, flores ou safras. Devido à demanda de safras no mundo inteiro, não é de se estranhar que existam muitos tipos de fertilizantes disponíveis. Embora esses produtos apresentem muitos benefícios, há desvantagens o suficiente a se considerar antes de usá-los.

Os fazendeiros geralmente usam fertilizantes no cultivo de safras (crops in rows image by david hughes from Fotolia.com)

Crescimento eficaz

As plantas precisam de nutrientes para crescerem adequadamente. Elas podem se alimentar dos nutrientes disponíveis naturalmente, mas os fertilizantes as ajudam a crescer mais rápido ao fornecer os nutrientes diretamente. Esses produtos também ajudam as plantas a se tornarem mais resistentes a fatores negativos que possam afetar o seu crescimento, como pestes ou doenças.

Orgânico ou químico?

Muitos ambientalistas dizem que os fertilizantes orgânicos são mais seguros, já que não soltam químicas prejudiciais, geralmente associadas aos fertilizantes químicos. Muitos fazendeiros e jardineiros preferem usar o fertilizante orgânico por apresentar menos efeitos colaterais. Como e quando um fertilizante é aplicado é considerado ainda mais importante do que o tipo de fertilizante usado.

Equilíbrio

Pode ser difícil determinar a quantidade correta de fertilizante a ser aplicado. Pouco demais pode privar as plantas dos nutrientes necessários e retardar o seu crescimento, já muito desse produto pode queimá-las ou murchá-las, principalmente se for fertilizante químico.

Cronometragem

A cronometragem é essencial para o sucesso do fertilizante. Deve ser considerado a estação e o clima, já que a temperatura do ar, do solo, a chuva ou a falta dela podem afetar a eficácia dos fertilizantes. Diferentemente da forma química, que instantaneamente disponibiliza nutrientes para as plantas, os fertilizantes orgânicos agem mais devagar. Portanto, para cronometrar a aplicação é preciso saber em quanto tempo os nutrientes serão absorvidos pelas plantas.

Manutenção

Os fertilizantes não diminuem o trabalho do jardineiro ou fazendeiro; as plantas ainda precisam de manutenção constante. Além disso, os fertilizantes nem sempre são eficazes.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article