on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Vantagens e desvantagens do uso do HTML ou texto simples em e-mails

Atualizado em 23 março, 2017

O Hyper Text Markup Language (HTML) é um dos dois principais formatos de e-mail utilizado ​​para fins comerciais e pessoais. Enquanto o texto simples seja apena texto simples, o HTML permite títulos, cores, imagens, texto em negrito e citações. Há um debate sobre qual formato é mais adequado para as empresas, mas na verdade, diferentes empresas necessitam de estratégias diversas.

HTML e texto simples (e-mail image by fotoman_65 from Fotolia.com)

Aparência

O e-mail em HTML é muito mais personalizável quando se trata de aparência, em comparação ao texto simples. Essa é uma grande vantagem, pois é possível realmente transmitir as cores e estilos do logotipo nos e-mails, deixando o visual menos como uma série de parágrafos e mais como uma newsletter profissional. No entanto, em algumas situações, pode ser preferível um e-mail com um texto simples.

Loading...

Rastreamento e links

Duas vantagens do HTML no e-mail é ser possível acompanhar algumas estatísticas dos clientes, além de criar links clicáveis​​. Antes do advento do e-mail com HTML, era possível apenas esperar que as pessoas lessem e examinassem o que era enviado. Com o rastreamento, é possível determinar se os clientes os abriram e se clicaram nos links. Somente com o texto simples, o rastreamento não é possível e, com relação aos links, pode-se apenas esperar que os clientes copiem e colem o link no navegador para visitá-los.

Legibilidade

Todos os clientes podem ler e-mails de texto sem muitos problemas. Isso nem sempre é o caso com os e-mails em HTML. Alguns clientes de e-mail não podem ler HTML e tentarão convertê-lo em texto, o que pode resultar em problemas de formatação. Se um cliente estiver lendo o e-mail em HTML offline, as imagens não aparecerão. Além disso, existem alguns Blackberries e smartphones que não leem o HTML tão bem quanto o texto simples.

Bloqueando e carregando

Os filtros antispam que são encontrados em emails são mais propensos a bloquearem um e-mail com HTML ao invés de um com texto apenas. Há também servidores em algumas empresas que podem bloqueá-los para fins de segurança. Para assegurar que cheguem ao seu destino, um e-mail de texto pode ser necessário, pois leva menos tempo para carregar, o que propicia a leitura ao invés de ficar esperando as imagens aparecerem.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...