×
Loading ...

As vantagens e desvantagens do uso de uma lista de verificação

Atualizado em 17 abril, 2017

As listas de verificação são uma forma eficaz de realizar tarefas, mas elas também podem criar problemas. O seu sucesso depende da extensão da lista e de sua própria personalidade. Elas podem ajudar algumas pessoas a se sentirem mais organizadas, enquanto outras se sentirão oprimidas ou frustradas. Algumas pessoas gostam dos aspectos tangíveis da criação de uma lista, enquanto outras a ignoram uma vez que esteja pronta, preferindo se concentrar em seus pensamentos. A chave para usar efetivamente uma lista de verificação é a criação de um método que funcione para você.

As listas de verificação podem ajudá-lo a se manter focado e organizado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Motivação

As listas colocam tudo que você precisa fazer bem na sua frente. Você pode ver o começo, meio e fim do que precisa ser feito. Embora isso ajude algumas pessoas a lidar com as tarefas, também pode ser uma fonte de distração. Se você for do tipo que prefere fazer as coisas um passo de cada vez, uma lista de verificação pode ser opressora. Pessoas detalhistas podem lutar com uma grande coleção de itens, enquanto as pessoas que enxergam o todo podem achar que este método facilita o trabalho.

Loading...

Organização

As listas organizam o que precisa ser feito para que nada seja esquecido. Pessoas detalhistas podem gostar de saber exatamente o que devem fazer em um determinado dia. Criar uma lista de verificação pela manhã ajuda a orientar seu dia. No entanto, elaborar tal lista pode ser muito demorado. Algumas pessoas perdem muito tempo com os detalhes da lista, enquanto deveriam estar focadas no trabalho em si. Se estiver muito focado em fazer a lista, realize algumas tarefas e, em seguida, volte a criá-la.

Priorização

As listas de verificação permitem que você ordene as tarefas para realizar as coisas mais importantes em primeiro lugar. Depois de colocar as coisas por escrito, porém, você pode se sentir pressionado a completar as tarefas em ordem. Isso pode atrapalhá-lo. Algumas pessoas trabalham melhor quando podem se mover entre as tarefas e deixar suas emoções guiá-los. Uma lista de verificação pode impedir esse processo. No entanto, se você realmente precisar concluir determinadas tarefas antes de passar para as próximas, uma lista de verificação irá mantê-lo focado.

Delegação

Listas facilitam delegar tarefas se alguém se oferecer para ajudá-lo. Se tiver sorte o suficiente de ter assistência, poderá consultar a sua lista e saberá qual tarefa delegar. Você pode até mesmo compartilhá-la com a pessoa que for ajudar, deixando-a escolher a tarefa a qual se sinta mais apta. A desvantagem em delegar desta forma é perder o controle quando as outras pessoas escolhem o que querem fazer. Se estiver preocupado com o fato de delegar as tarefas fáceis e ficar somente com as desafiadoras, não compartilhe sua lista.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...