Vantagens e desvantagens do uso de tabelas matemáticas

Escrito por linda donahue | Traduzido por luiz neves
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Vantagens e desvantagens do uso de tabelas matemáticas
A aprendizagem matemática pode ser complementada com uso de tabelas (math image by jaddingt from Fotolia.com)

As tabelas matemáticas são frequentemente utilizadas durante a aprendizagem de fórmulas matemáticas e na aplicação de soluções matemáticas para problemas gráficos. Essas tabelas podem ser uma ferramenta ou uma ajuda na aprendizagem. Elas podem ser um auxílio ou um suporte, dependendo da maneira como são utilizadas. Suas respectivas vantagens e desvantagens dependem, como na maioria dos casos, de quanto uma pessoa se torna dependente delas. Usadas sabiamente como ferramentas, as tabelas podem ser uma grande ajuda. No entanto, podem se tornar um obstáculo quando não utilizadas corretamente.

Tabelas matemáticas

Várias tabelas de referências matemáticas foram feitas para que os alunos a usassem na verificação de fórmulas. Essas tabelas compreendem listas de fórmulas sobre vários conteúdos, desde as utilizadas para cálculos de áreas e volumes, até as equações quádricas, por exemplo. Essas referências estão disponíveis em todas as áreas da matemática, e normalmente são encontradas na maioria dos livros didáticos matemáticos.

Outro tipo de tabela matemática é a construída para abranger valores de variáveis, normalmente utilizados em dados gráficos. Essa tabela matemática possui duas colunas, uma para X e uma para Y, criando uma série de pares ordenados. Ela é mais utilizada para resolver equações de gráficos. No entanto, quaisquer equações que relacionem múltiplas variáveis podem ter tabelas com valores associados e correspondentes.

Vantagens do uso de tabelas

Uma vantagem no uso de tabelas de referência é que os alunos terão a fórmula correta para resolver o seu problema. No "mundo real", as pessoas que utilizam fórmulas em seus trabalhos possuem acesso a essas tabelas. Apesar das fórmulas comumente utilizadas ficarem memorizadas por conta da repetição, as pessoas ainda possuem a opção de acessá-las, quando desejarem. Assim, aprender a utilizar uma tabela é uma habilidade que será aplicada no mercado de trabalho. Além disso, ter a opção de consultar uma fórmula é uma verdadeira maneira de economizar tempo.

Possuir uma tabela que relacione os valores de variáveis faz com que a criação de um gráfico seja muito mais fácil. Esse tipo de tabela é de fácil uso. Caso deseja-se encontrar o valor correspondente de Y para um X conhecido, basta procurá-lo na tabela ao invés de calculá-lo. Com esses valores postos em um gráfico, é possível verificar facilmente se esses dados formam uma reta ou uma curva, demonstrando suas tendências e raízes.

Desvantagens do uso de tabelas

A desvantagem em depender apenas de tabelas de referência é que os alunos podem não aprender como derivar uma fórmula. Em geral, a compreensão de como algumas fórmulas foram desenvolvidas leva a um maior entendimento matemático. Através disso, é possível encontrar novas fórmulas e construir as habilidades necessárias para adaptar e mudar uma fórmula que não se encaixe perfeitamente em uma determinada situação.

Outra desvantagem é a perda de capacidades de memorização. A memorização é um importante exercício da função cerebral. Permitir o uso de tabelas desestimula o ato de memorizar.

As desvantagens no uso de tabelas que listem os valores das variáveis X e Y nas equações é que a ela mostra apenas um número finito de pares coordenados. Para valores que se situam entre as soluções dadas, deve ser realizada a interpolação. Para valores que vão além do alcance da tabela, a extrapolação deve ser realizada. Esses métodos nem sempre são precisos. Saber como resolver a equação para esses valores é a melhor solução quando a tabela não consegue produzir a resposta.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível