Vantagens e desvantagens ao utilizar um servidor Apache

Escrito por ken burnside Google | Traduzido por izabel santos
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Vantagens e desvantagens ao utilizar um servidor Apache
O Apache é o servidor web mais amplamente utilizado na Internet (Server world image by Satan from Fotolia.com)

O Apache é o sistema líder de servidor "HTTP" para web. Ele foi originalmente desenvolvido e lançado como um conjunto de código aberto de instalações e configurações de correção para o "processo httpd NCSA" em 1995. Desde então, ele foi reescrito do início pelo menos duas vezes. Ele é o padrão industrial e existem mais servidores Apache rodando na web do que a soma de todos os outros servidores web. É o sistema de "back-end" (gerenciamento) que roda mais de 60% de todos os sites da internet.

Outras pessoas estão lendo

Vantagem: É de código aberto

O programa de código aberto é um programa escrito por amadores para a diversão na solução de problemas. O real benefício do código aberto como um modelo de desenvolvimento, particularmente como aplicado no Apache, é que os erros são corrigidos rapidamente e constantemente, logo que são encontrados. Isso acontece porque existem muitos olhos olhando o código fonte e muitas pessoas contribuído com o código. Novos serviços com sistemas de código aberto tendem a ser menos conhecidos do que sistemas para o "Internet Information Server" (IIS). Em grande parte, por não ter um departamento de marketing tentando achar novas formas de como impulsionar as vendas. O resultado final é que o Apache, rodando em um servidor Linux ou Unix, é robusto, estável e pode ser muito seguro.

Vantagem: É grátis

Todo programa de código aberto é distribuído sob as condições da licença que tornam o código fonte livremente disponível. Isso significa que você pode baixar os módulos do servidor Apache (e até mesmo executá-lo no Windows) sem ter que pagar uma taxa de licenciamento. Isto é particularmente importante para as empresas de hospedagem web e provedores de serviços de Internet que têm de aumentar constantemente a capacidade do servidor. Como o caso em questão, fazendas de servidores do Google usam dezenas de milhares de instalações de Apache, poupando a empresa em muito dinheiro em taxas de licenciamento.

Desvantagem: É escrito por nerds, para nerds

A maioria das instalações do Apache ocorrem sem nenhum problema. Em grande parte das distribuições Linux ele já vem incluído como parte de sua imagem de instalação. O Apache já vem pré-configurado e pronto para ser executado. No entanto, se você não seguir o protocolo de instalação ou tiver algum problema de configuração, não há um escritório central para conseguir um suporte técnico. Você terá apenas fóruns da internet cheios de pessoas que tiveram o mesmo problema e, com sorte, tenham documentado a solução para os mesmos. A consequência disso é que se você tiver que corrigir alguma coisa, é melhor você estar confortável com a linha de comandos do terminal e os conjuntos de comandos um pouco enigmáticos do Unix. Isto porque não há absolutamente nenhuma ajuda de "mãos beijadas" ou assistentes de instalação para iniciantes.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível