×
Loading ...

Vantagens e desvantagens do varejo

Atualizado em 23 março, 2017

Trabalhar no varejo é uma carreira que muitos optam devido às oportunidades que estão disponíveis no mercado. As lojas varejistas estão em todo lugar, e se você estiver pensando em trabalhar no varejo, precisa refletir sobre alguns dos prós e contras antes de se candidatar.

As lojas varejistas estão em todo lugar (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

Horários flexíveis

Se você tiver uma rotina de horários pouco ortodoxa, o setor varejista pode representar uma das melhores opções. As lojas varejistas são abertas cedo e fechadas tarde, permitindo múltiplos turnos. Muitas lojas também estão abertas nos fins de semana. Isso permite que você trabalhe horas suficientes enquanto acomoda sua vida pessoal.

Loading...

Compensação

Embora nem todo trabalho no setor varejista pague bem, se você for talentoso, pode fazer muito dinheiro nesse campo. Por exemplo, ao conseguir um emprego no setor varejista que pague comissão pelas vendas finalizadas, é possível aumentar sua renda de forma substancial. Em vez de receber somente pela quantidade de horas trabalhadas, você também pode ser recompensado pelos resultados.

Imprevisível

Um dos inconvenientes do trabalho no setor varejista é sua imprevisibilidade. As vendas podem cair do dia para a noite, o que pode afetar negativamente a sua segurança no emprego. Se você trabalha sob o regime de comissões, pode ver uma diminuição substancial na sua renda. Em alguns casos, a loja varejista pode ter que cortar funcionários ou fechar em virtude da falta de vendas. Isso faz com que a indústria varejista seja muito difícil de prever.

Lidando com os clientes

Ainda que muitos clientes sejam agradáveis de se trabalhar, você inevitavelmente terá que lidar com alguns consumidores rudes e imprudentes. Será necessário lidar com esses clientes profissionalmente, deixando de lado seus sentimentos pessoais e se concentrando no que é melhor para a empresa. Em alguns casos, você estará extremamente ocupado, e precisará ser capaz de lidar com a pressão que os clientes podem fornecer.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...