on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Vantagens e desvantagens dos vários tipos de testes de solo

Atualizado em 20 julho, 2017

Os solos são classificados de acordo com as propriedades que apresentam, como profundidade, textura e predominância de minerais. Testes de solo para determinar essas propriedades podem revelar a adequação de um solo para determinada atividade, como para agricultura. As vantagens dos testes de solo são oriundas das informações obtidas através deles. As desvantagens estão relacionadas à falta de precisão e à poluição.

É importante realizar um teste de propriedades do solo antes de plantar para garantir bons resultados (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Testes laboratoriais

Testes de solo efetuados em um laboratório requerem a remoção do solo em seu estado natural. Esse tipo de teste possui a vantagem de ser mais fácil de realizar. A desvantagem é que, apesar da competência dos profissionais, não consegue reproduzir as condições naturais do solo. O ato de separar uma amostra de solo altera alguns fatores, alterando a estrutura do solo, a umidade e as relações estabelecidas. Informações adquiridas através de testes em laboratório também possuem a desvantagem de não serem tão precisos como os realizados diretamente no local.

Loading...

Determinação de tamanho das partículas

Um dos testes mais importantes para a classificação do solo é a determinação de sua textura com base na quantidade de partículas de diferentes dimensões na amostra. Testar a textura do solo apresenta a vantagem de fornecer informações vitais sobre a capacidade do solo de absorver e reter água, determinando sua adequação para cada tipo de cultivo e a possibilidade de construir uma estrada ou outras estruturas sobre ele. A desvantagem de testar o tamanho das partículas é que a precisão dos resultados se restringe às partículas esféricas. Assim, o teste normalmente não é preciso, pois partículas de areia, silte e argila não são esféricas.

Solução saturada

Muitos testes de fertilidade e conteúdo de sais no solo requerem a preparação de uma solução saturada. A vantagem desse tipo de teste é a dissolução dos componentes importantes, permitindo a medição dos nutrientes e sais contidos no solo. A desvantagem consiste na alteração do estado natural do solo e pode desencadear reações químicas que modifiquem a composição da amostra. Assim, o resultado do teste pode incluir um nível superior de nutrientes do que os realmente presentes no solo.

Matéria orgânica

Testar a quantidade de matéria orgânica no solo possui a vantagem de fornecer informações numéricas sobre a quantidade de nutrientes presentes. Entretanto, muitos testes comuns usam substâncias químicas tóxicas em seu procedimento. Essas substâncias tornam os testes caros, complicados de realizar e potencialmente prejudiciais.

Loading...
Loading ...
Loading ...