Vantagens e desvantagens da venda pessoal

Escrito por rick suttle Google | Traduzido por vitor santos leal
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Vantagens e desvantagens da venda pessoal
Vender pessoalmente permite que o vendedor transmita mais informações do que outras promoções (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)

Existem um grande número de vantagens e desvantagens da venda pessoal. No entanto, as vantagens podem compensam as desvantagens em certas situações. Isso se torna particularmente verdade quando a competição é intensa e as empresas estão vendendo produtos altamente técnicos. A venda pessoal também funciona bem quando existem múltiplos tomadores de decisões envolvidos no processo de compra. Seja qual for o caso, os competidores do seu ramos provavelmente incorrerão nas mesmas vantagens e desvantagens. Portanto, aprenda a usar a venda pessoal nas situações certas.

Transmitir mais informações

Você pode transmitir mais informações na venda pessoal do que em outras formas de abordagem, como publicidade. A venda pessoal dura mais do que qualquer anúncio. Portanto, você tem tempo para discutir os meandros do seu produto. Isso é particularmente vantajoso quando se trabalha com produtos de alto valor, de acordo com pesquisas. Quanto mais caro o item, mais você terá que convencer os compradores. A maioria das empresas usam apresentações, demonstrações e informações altamente detalhadas sobre os produtos quando estiver vendendo itens como computadores, equipamentos médicos e produtos industriais. Representantes farmacêuticos podem discutir melhor os efeitos e vantagens de certas drogas novas.

Mais impacto

A venda pessoal tem maior impacto em compradores do que a publicidade ou mala direta. O consumidor não tem que esperar para ter suas dúvidas sanadas. Ele pode conseguir o que precisa no momento da negociação. Você como vendedor também pode entender melhor o que o cliente deseja. Você pode sugerir determinados produtos se possuir uma linha de produtos extensa ou moldar seus serviços, como consultoria para as necessidades particulares do consumidor. Você também pode entender quais são as principais ressalvas que o cliente tem a fazer em cada venda. Por exemplo, o cliente pode estar satisfeito com seu atual fornecedor de fita adesiva industrial. Eles podem vender os produtos por menos. No entanto, sua empresa pode vender adesivos que duram mais, e, portanto, custam menos ao longo do tempo. Subsequentemente, você deve analisar essas objeções e realizar a venda.

Alcance limitado

Uma desvantagem é que você não pode atingir muitos clientes em pouco tempo através da venda pessoal. Portanto, levará mais tempo para construir a reputação do seu produto e marca, especialmente se você utilizar apenas o modelo de venda pessoal. Os representantes de venda têm que cobrir um território ou mercado de cada vez. Como vendedor, você pode apenas conversar com 25 prospectados por dia e fazer de três a cinco apresentações. O alcance pode ser particularmente limitado em áreas rurais onde poucos clientes alvo estão localizados. Uma maneira de contornar o alcance limitado de venda pessoal é usar representantes de vendas internos para mercados menores. Eles podem fazer um maior número de ligações.

Caro

A venda pessoal também é cara, especialmente quando se considera o salário, comissão, bônus e tempo de viagem do vendedor. Alguns representantes de vendas até mesmo viajam para outras cidades de avião. As empresas incorrem em um alto custo por ação com a venda pessoal. Em 2011, uma ligação de vendas podia custar R$ 600 em algumas indústrias, de acordo com um site de referência on-line. Esses custos são incorridos, independentemente se a venda é feita ou não. Além disso, custa muito dinheiro treinar seus representantes de vendas, ensinando-lhes sobre vários produtos e procedimentos de venda. É por isso que é melhor pesar os prós e contras da venda pessoal em relação a outros métodos de divulgação.

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