on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Vantagens e desvantangens de bancadas feitas com pedra-sabão

Atualizado em 21 novembro, 2016

A pedra-sabão é uma pedra densa e macia composta pelos seguintes minerais: talco, clorita e magnetita. O talco confere à pedra-sabão sua textura macia, escorregadia, que deu origem ao seu nome. Por ser durável, apresentar uma rica gama de cores e ser maleável, a pedra-sabão é frequentemente usada como uma alternativa ao mármore ou ao granito em bancadas e balcões.

Por sua maleabilidade, a pedra-sabão é muito usada também para esculturas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Vantagem: variedade de cores

A coloração da pedra-sabão varia de acordo com o local da mina em que foi extraída, indo do cinza claro ao preto. Algumas vezes, a pedra-sabão apresenta uma tonalidade azulada ou esverdeada, ou veios coloridos em toda a sua extensão. As cores dos veios também variam, dependendo dos minerais adicionais existentes na composição da pedra, de acordo com o site Nuance Stoneworks.

Loading...

Desvantagem: requer manutenção

Apesar da pedra-sabão exigir menos manutenção que o mármore, precisa ser lubrificada regularmente para manter o brilho, explica o site Get With Green. A aplicação de óleo mineral faz com que a pedra-sabão escureça com o tempo. O material também pode ser arranhado facilmente, de acordo com o site Improving Your World. Arranhões e lascas precisam ser lixados ou desbastados.

Vantagem: durável

Apesar da pedra-sabão poder ser arranhada facilmente, não quebra com facilidade. É resistente ao uso diário, permanecendo em bom estado mesmo com constantes escovações e contato com água, ou se for usado como balcão de cozinha, onde é necessário picar e cortar alimentos constantemente. A pedra-sabão é menos porosa que o granito e vários outros materiais usados para fazer bancadas, então não mancha tão facilmente. É resistente a ácidos e álcalis, e não queima nem derrete. Panelas quentes podem ser colocadas diretamente sobre a pedra-sabão sem que ela rache ou manche.

Desvantagem: cara

A pedra-sabão é mais rara que outras pedras usadas para fazer bancadas, de acordo com o site Get With Green. Ela é vendida como pequenas placas e seu metro quadrado custa mais do que vários outros materiais.

Vantagem: maleabilidade

A pedra-sabão é muito fácil de se trabalhar, afirma o site The Soapstone Works. Apesar de ser densa, é macia e maleável, adequando-se às características necessárias para a construção de balcões de cozinha. Já que as placas de pedra-sabão são menores que as de granito ou de mármore, são necessárias mais juntas. Entretanto, elas são ficam facilmente invisíveis, como explica o site Countertops and Cabinets.

Desvantagem: disponibilidade limitada

A pedra-sabão varia grandemente dependendo da área em que é extraída. É retirada de pequenas pedreiras de todo o mundo. A pedra-sabão já foi extraída do nordeste dos Estados Unidos, mas essas minas estão atualmente exauridas, então a maior parte da pedra-sabão usada no país é importada. O estoque limitado levou ao surgimento de um grande número de falsificações vendidas como pedra-sabão, de acordo com o site Nuance Stoneworks. Ele alerta que os consumidores precisam tomar cuidado ao comprar bancadas de pedra-sabão para garantir que estão adquirindo o produto que desejam.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...