×
Loading ...

Vantagens do eletroímã em relação ao ímã permanente

Atualizado em 25 maio, 2017

Materiais magnéticos exercem um papel importante em tecnologias-chave na sociedade atual. De modo geral, existem dois tipos de dispositivos magnéticos. Os permanentes são materiais que naturalmente produzem um campo magnético. Já os eletroímãs são ímãs permanentes com um condutor elétrico enrolado em volta deles muitas vezes. Dependendo da aplicação específica, pode ser vantajoso usar um tipo ou o outro.

Os ímãs permanentes são ótimos para afixar objetos na geladeira, mas não são tão úteis na indústria como os eletroímãs (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)

Vantagens dos ímãs permanentes

Estes ímãs naturalmente produzem um campo magnético e por isso não precisam de alimentação de energia ou fiação. Por este motivo, são considerados energeticamente eficientes e ecologicamente corretos. Além disso, podem ser bem pequenos, de modo a encaixar dentro de dispositivos compactos, como os motores elétricos.

Loading...

Desvantagens dos ímãs permanentes

Esses ímãs produzem campos magnéticos somente abaixo de uma certa temperatura. Isso pode limitar suas aplicações onde o dispositivo fica muito quente. Alguns tipos de ímãs permanentes corroem com o tempo, o que geralmente reduz o campo magnético máximo que pode ser atingido. O campo magnético que um ímã permanente produz não pode ser alterado, pois é uma propriedade intrínseca do material. Eletroímãs são mais adequados para as aplicações que exigem um campo magnético mutável.

Vantagens dos eletroímãs

Os eletroímãs são ímãs permanentes que foram enrolados com um fio metálico, como o cobre. Quando a corrente passa por este fio, um campo é produzido no ímã permanente, intensificando o campo magnético externo gerado.

O campo magnético depende de algumas variáveis que podem ser modificadas de forma relativamente fácil, como número de enrolamentos e quantidade de corrente aplicada à bobina. Portanto, os eletroímãs podem ser desenvolvidos para produzir campos particulares. Uma outra vantagem dos eletroímãs é a possibilidade de alterar o campo magnético por um período de tempo. Isso pode ser feito simplesmente alterando a corrente fornecida à bobina, permitindo que o eletroímã seja ativado e desativado.

Desvantagens dos eletroímãs

Os eletroímãs exigem uma quantidade significativa de enrolamento de cobre para atingir os campos desejados. Isso geralmente significa que não são adequados para aplicações onde há pouco espaço. A aplicação de uma corrente muito grande ao enrolamento pode criar um curto-circuito, inutilizando o eletroímã, a não ser que receba uma bobina nova.

Loading...

Recursos

Loading ...
Loading ...