×
Loading ...

As vantagens da formação 4-5-1 no futebol

Atualizado em 17 abril, 2017

A formação 4-5-1 no futebol exige um grupo versátil de meios de campo e um atacante de referência na frente. A formação recebe seu nome do fato de que alinha quatro defensores, cinco meios de campo e um atacante. Segundo o Soccer Portal, os times da Liga Inglesa Arsenal e Liverpool empregam essa formação, que exige uma técnica forte, passes precisos e bom controle da defesa.

A potência do futebol inglês, Arsenal, usa a formação 4-5-1 (Julian Finney/Getty Images Sport/Getty Images)

Versatilidade defensiva no meio de campo

Com cinco meios de campo, o 4-5-1 dá aos técnicos uma forte presença defensiva. A formação permite que 10 pessoas protejam o gol, incluindo o goleiro. O site de instruções sobre futebol, Goal Den, diz que o 4-5-1 oferece mais oportunidades de cerco, onde vários jogadores podem forçar um bom jogador ofensivo a perder a posse de bola.

Loading...

Manter a posse e o ritmo

O 4-5-1 pede meios de campo atléticos, que consigam passar da defesa para o ataque rapidamente. Os meios de campo nesta formação devem conseguir se livrar do cerco no ataque e encontrar oportunidades de fazer gol. Os meias-atacantes nesta formação são normalmente os mais ofensivos.

Defesas mal orientadas

Cinco jogadores ficam no ataque no 4-5-1, enquanto um jogador deve recuar. Normalmente, isso resulta em jogadores mais velozes no meio de campo, pelas alas. Esses jogadores podem criar vários problemas para a defesa adversária, que também deve lidar com os meios de campo nas laterais e com o atacante. Muitas das oportunidade no 4-5-1 vêm como resultado de cruzamentos das laterais para os meios de campo ou para o atacante.

Explorar zagueiros mais lentos

O Goal Den escreve "Visto que os laterais e zagueiros ficam bem separados, as jogadas devem ser feitas pelas laterais e cruzamentos devem ser realizados para o centro". Os defensores mais lentos nas partes mais externas ficam em desvantagem, visto que a bola quase sempre será cruzada de fora para os atacantes dentro da área.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...