on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

As vantagens do futebol para a saúde

Atualizado em 13 junho, 2017

O futebol é um dos esportes mais populares do mundo, parcialmente devido à excitação em ritmo acelerado gerada no campo. O futebol não é apenas um esporte agradável para participar e assistir, mas também oferece benefícios valiosos para o atleta. Os jogadores se beneficiam física e mentalmente e aprendem o valor do trabalho em equipe e do apoio familiar no processo.

O futebol incorpora uma atividade física vigorosa em um esporte benéfico e saudável (Pixland/Pixland/Getty Images)

Forma física

Jogar e praticar futebol é uma excelente maneira de melhorar e manter a forma física. Durante uma partida de futebol, os jogadores caminham e correm quase que constantemente. Os goleiros devem saltar e pular para evitar que a bola entre no gol. Todos os exercícios aeróbicos são necessários e benéficos para os jogadores. O futebol também promove a flexibilidade, coordenação e resistência muscular. A prática regular entre os jogos fornece um exercício vital para a saúde de pessoas de todas as idades.

Loading...
O futebol é uma excelente maneira de manter a forma física (Comstock/Comstock/Getty Images)

Atenção mental e bem-estar

O exercício aeróbico ajuda a combater a ansiedade e a depressão enquanto joga e o esporte também melhora a autoestima e estimula a autoimagem. Os indivíduos que participam em esportes como o futebol também ganham aumento de concentração e métodos práticos de pensamento rápido para reagir a situações em campo. Conforme se desenrolam os acontecimentos no campo de futebol, um jogador deve descobrir o melhor método de realizar uma jogada para fazer gols.

Valor do trabalho em equipe

Os esportes coletivos ensinam o valor de trabalhar em conjunto para alcançar um objetivo comum. Os jogadores em uma equipe devem trabalhar para superar os problemas que surgem e aprender a resolver problemas com habilidade. Muitas vezes, os problemas que surgem entre os membros de uma equipe são relacionados ao jogo, mas às vezes são devido a um conflito entre os jogadores. Os esportes coletivos ajudam os jogadores a pensar em termos da equipe como um todo e as ações no campo de futebol acabarão por afetar a equipe, e não apenas indivíduos. Este método de pensar muitas vezes se transfere para a carreira e para a vida doméstica.

Os esportes coletivos ajudam os indivíduos a pensar como um todo (Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images)

Tempo em família

Enquanto você e seu filho estiverem treinando futebol para um jogo ou você estiver participando das partidas de futebol e se envolvendo em atividades atléticas dele, vocês estarão criando um tempo de afinidade. Essa ação demonstrará ao seu filho que você está interessado em sua vida e seus interesses, o que acabará por fortalecer o vínculo entre vocês.

Estar envolvido em atividades atléticas do seu filho cria um tempo de afinidade entre vocês (David Sacks/Lifesize/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...