Mais
×

As vantagens de lanternas de luzes coloridas

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

A maioria das pessoas sabe que a forma e a potência de uma lanterna pode ajudar a torná-la aplicável a determinados usos, mas uma lâmpada colorida também pode alterar os usos de uma lanterna. Comparadas a uma lanterna de luz branca, lanternas de cor vermelha e verde oferecem vantagens muito específicas que as tornam úteis em certas situações.

A luz branca é boa, mas nem sempre é a melhor escolha (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Lanternas comuns

A fim de entender porque as lâmpadas vermelha e verde são úteis, é importante entender como as lanternas comuns de luzes brancas trabalham. A luz produzida por uma lâmpada normal, fruto de um elemento aquecido ou diodo emissor de luz (LED), não é filtrada pelo bulbo de plástico transparente. Ela é descrita como luz "branca", pois contém todos os comprimentos de onda de luz do espectro visível, cerca de 400 a 700 nm (nanômetros). Objetos iluminados por uma lanterna equipada com um bulbo comum branco emitem todas as cores básicas, e a luz é percebida assim por causa da combinação de todos os comprimentos de onda do espectro visível.

Lanternas de luz vermelha

As lâmpadas vermelhas funcionam de maneira semelhante às lâmpadas brancas, produzindo luz da mesma forma. Um revestimento vermelho dentro do bulbo da lanterna, no entanto, filtra toda a luz cujo comprimento de onda seja mais curto que 650 nm (extensão do espectro correspondente à cor vermelha).

Uma lâmpada de lanterna vermelha oferece várias vantagens sobre as lanternas brancas comuns. Por causa da maneira como o olho humano funciona, a luz vermelha produz maior contraste com os objetos que ilumina, permitindo que você veja um número maior de detalhes. Outra vantagem é que a luz de uma lanterna vermelha é mais difícil de perceber à distância. E também não interfere na visão noturna ou na tecnologia de visão noturna. Assim, as luzes vermelhas são usadas com frequência por fotógrafos e militares trabalhando à noite.

Lanternas de luz verde

As lanternas de lâmpadas verdes também funcionam de forma semelhante às lanternas brancas, mas o revestimento das lâmpadas verdes bloqueia toda a luz, com exceção da luz com um comprimento de onda superior a cerca de 510 nm, o segmento do espectro visível que corresponde à cor verde.

Essas lâmpadas de lanterna são vantajosas porque a luz verde é muito suave. A luz suave tende a fazer o ambiente reagir a ela; os animais, incluindo os peixes, não se assustam com uma lanterna verde, além de os insetos não serem atraídos por ela. Por causa dessas vantagens, caçadores e pescadores costumam usar lanternas de luz verde.

Lanternas de luz azul

As lanternas azuis também estão disponíveis. Assim como as outras, seus bulbos possuem um revestimento que filtra tudo exceto o comprimento de onda exato da luz azul, neste caso, 475 nm. O azul produzido por essas lanternas é muito suave e não afeta a visão noturna. Como resultado, algumas pessoas usam lanternas com lâmpadas azuis para ler mapas à noite. Ela também ilumina os vestígios de sangue e fluidos corporais particularmente bem e, por isso, os investigadores policiais, caçadores e pessoal de busca e resgate costumam usar lanternas com lâmpadas azuis para rastrear um alvo sangrando.

Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article