Vantagens do motor de indução elétrica

Escrito por alexis writing | Traduzido por daniel tamayo
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Vantagens do motor de indução elétrica
Motor de indução (motor image by yukosourov from Fotolia.com)

Um motor de indução é aquele no qual a energia elétrica é induzida ao rotor, ou à parte rotatória do motor, por campos magnéticos. O rotor faz o motor gerar potência, u o que é chamado de energia em física. Um motor de indução geralmente tem de uma a três fases, sendo o de três fases o mais popular. Esse tipo, com corrente alternada AC, é classificado em rotor cilíndrico e rotor de grade, sendo geralmente feito de cobre, alumínio e aço. Ele não tem sincronia, o que significa que a energia é, em primeiro lugar, levada ao rotor pelo estator da parte estacionária e, então, convertida em torque pelas forças magnéticas produzidas pelo estator no processo. O método trifásico, a construção do motor e a maneira pela qual a energia é fornecida garante ao motor de indução diversas vantagens.

Outras pessoas estão lendo

Fácil operação

Por conta do método de indução em três fases para produzir energia, os motores de indução são de fácil operação e, como resultado, esses motores são apropriados para uso em grande escala, como na indústria. A operação é relativamente fácil porque o motor pode se iniciar automaticamente, o que é possível porque não há conexões elétricas entre o rotor e a fonte de energia, e a corrente é induzida pela ação do transformador no rotor, possível por causa da baixa resistências das bobinas rotatórias. Em usos de larga escala, o resultado é a redução da manutenção necessária.

Saída de energia

Outra grande vantagem desse tipo de motor é que o transformador, uma de suas partes, trabalha apenas com motores AC. Sua saída de energia pode ser regulada para usos de alta ou baixa voltagem, variando de 12V, para usos domésticos, a 24V, para uso industrial. Essa qualidade permite reduzir drasticamente as perdas de energia elétrica. A mesma redução pode ser feita em motores DC, mas o processo é bem mais complicado.

Durabilidade

Outra grande vantagem desse motor é a de ser extremamente resistente, tornando-o a máquina ideal para usos pesados. Seu baixo custo de manutenção e durabilidade complementam essa robustez e resultam em um motor que pode funcionar por anos com praticamente nenhum custo ou manutenção.

Outras vantagens

Outra vantagem de um motor de indução elétrica é a habilidade de se conectar diretamente a fontes de energia AC. Para usos domésticos, isso não representa muito, mas para uso industrial, isso pode se tornar uma grande economia. Já que o projeto elétrico básico foi se tornando eletrônico com o passar dos anos, um motor de indução pode ser facilmente programado para vários usos. O custo inicial para a instalação poderá talvez ser mais alto, mas economizará no longo prazo por conta da baixa manutenção e pela durabilidade. Além de tudo, ele tem um projeto flexível que permite incorporar inovações e novas tecnologias facilmente, sem incorrer em custos extras ou mudar o desenho básico.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível