×
Loading ...

As vantagens de um baixo Precision em relação a um Jazz Bass

A Fender é uma fabricante de equipamento musical bem conhecida. Ela é fortemente associada às guitarras elétricas, mas também produz baixos elétricos, instrumentos acústicos e acessórios. O Fender Precision foi o primeiro baixo elétrico fabricado em grande escala. O Jazz Bass da Fender foi introduzido na década de 1960 e se tornou excepcionalmente popular também. As diferenças visuais entre os dois são sutis, mas há vantagens distintas na escolha de um Precision em vez de um modelo Jazz.

Terence "Geezer" Butler usando um baixo Precision com o Black Sabbath (Robert Cianflone/Getty Images Entertainment/Getty Images)

Braço mais largo

O braço do Fender Precision normalmente é 6 milímetros mais largo no primeiro traste do que o Fender Jazz. Essa largura maior passa uma sensação mais "sólida" quando se está pressionando as cordas contra os trastes. Também permite maior clareza entre as cordas, garantindo um técnica de digitação mais clara e precisa. O braço mais grosso e pesado também acrescenta ressonância ao baixo.

Loading...

Menos ruído

Uma das principais diferenças entre o Fender Jazz e o Precision é a configuração de captadores. O Jazz normalmente tem dois captadores de bobina simples, enquanto o Precision vem com humbucker. Os captadores simples tendem a produzir ruídos e chiados, especialmente quando o volume está alto. Os humbuckers são ligados em série, o que neutraliza o ruído (a tradução literal de "hum bucker" é "neutralizador de ruído"), daí seu nome.

Fiação mais simples

Por ter apenas um captador, o Fender Precision não exige um seletor de captadores. Isso significa que ele tem menos fiação e solda interna, o que torna mais fácil resolver problemas no baixo e consertar defeitos elétricos que ocorram.

Sonoridade mais densa

Além de menos ruído, esses captadores oferecem uma saída de som mais poderosa. Isso se dá porque os humbuckers são na verdade dois captadores unidos. A "porrada" extra torna a sonoridade do Precision ideal para músicas mais pesadas, como punk e rock. Sid Vicious, do Sex Pistols, e "Geezer" Butler, do Black Sabbath, gravavam e tocavam ao vivo com um Fender Precision.

Corpo esculpido

O Fender Precision e o Jazz têm formas de corpo levemente diferentes. O corpo do Precision têm reentrâncias na parte posterior para se ajustar mais confortavelmente ao corpo do músico.

Mais alto

O uso do captador humbucker e sua posição quase no centro entre o braço e a ponte significam que o Fender Precision, sendo todos os outros fatores iguais, é mais alto que o Jazz quando plugado. O volume extra é bom para um cenário onde cada instrumento de uma banda está competindo para ser ouvido em meio ao barulho.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...