Vantagens do telefone

Escrito por chris blank Google | Traduzido por dimitrios meimaridis
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Vantagens do telefone
Inventado pro Graham Bell em 1876, o telefone hoje é um dos aparelhos indispensáveis a nós (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Após mais de 130 anos desde a sua invenção em 1876, os telefones são hoje aparelhos indispensáveis para todos nós. Os telefones contam com um grande número de vantagens, tanto para linhas fixas quanto celulares, e ambos são utilizados de forma pessoal e comercial.

Outras pessoas estão lendo

Comunicação imediata

Os telefones possibilitam uma comunicação imediata entre dois pontos. Ao contrário dos programas de mensagens, telefones possibilitam uma comunicação via voz, que não pode ser reproduzida através de textos e emoticons. Os serviços de telefonia fixa apresentam uma qualidade confiável e estável, com uma transmissão clara da voz.

Comunicação à distância

Os serviços de telefonia possibilitam a comunicação entre grandes distâncias, sejam por uma separação de oceanos ou até mesmo as mais altas montanhas. Os serviços de mensagem instantânea dependem de computadores, especialmente para sessões mais longas, e não contam com a mesma potência e flexibilidade que os de telefonia fixa.

Segurança e emergências

Telefones celulares podem ser decisivos em situações de vida ou morte, especialmente em áreas remotas. Pessoas jovens contam com os seus aparelhos móveis não apenas para comunicação com amigos, mas também para manter contato com os seus pais preocupados.

Vendas e atendimento ao cliente

Mesmo sendo mal vistas por boa parte das residências, a ligação de telemarketing é uma ferramenta eficaz para vendas. É muito mais barato utilizar um telefone para fazer uma venda, ou pelo menos uma sondagem de venda, antes de enviar um vendedor. O telefone também é uma forma eficaz para manter o contato com clientes e oferecer um serviço de atendimento.

Considerações finais

Embora hoje o telefone faça parte integral da vida dos americanos, ele não é um aparelho universal em todos os domicílios. De acordo com o Bureau of Labor Statistics, mais de 5% de todas as casas nos Estados Unidos não contavam com nenhum serviço de telefonia no ano de 2004. No geral, quase 90% das residências possuíam uma linha fixa e, em alguns casos, um celular também. Cerca de 6% dos lares contavam com apenas dispositivos móveis.

O serviço de telefonia móvel continua crescendo e tomando parte do mercado de linhas fixas. Uma pesquisa feita pela Harris Interactive em 2008 revelou que um em cada sete adultos dos EUA utilizam apenas um celular para ligações. Entre os de 18 a 29 anos, um terço dos entrevistados usavam apenas o celular ou a lnternet para realizarem ligações.

Já no Brasil, segundo o último censo realizado, quase 90% da população conta com algum tipo de linha telefônica, seja ela fixa ou móvel. O aparelho perde apenas para televisões na lista de dispositivos que um domicílio brasileiro possui. Nos últimos anos, a telefonia móvel tem conquistado o usuário brasileiro, que aos poucos deixa de possuir linhas fixas, reduzindo então o número total de linhas no país.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível