×
Loading ...

Vantagens de ter um pneu traseiro mais largo na moto

Atualizado em 17 abril, 2017

Um motociclista de estrada irá lhe dizer que as duas maiores necessidades para uma viagem é o conforto do motorista e o manuseio da moto. Se você é um iniciante no mundo das duas rodas, não se engane pensando que a moto mais cara será a melhor. Em muitas situações, mudar o pneu traseiro original de uma moto, colocando um mais largo, irá lhe proporcionar maior aderência à estrada, principalmente quando se tem uma estrutura rígida. Isso ocorre devido a um aumento na área de superfície, que absorve mais choques e vibrações da estrada.

Uma moto com pneu traseiro largo estacionada na beira da estrada (Özgür Donmaz/iStock/Getty Images)

Dirigibilidade

Quando se está passeando ou viajando de moto, é importante ter uma máquina com boa dirigibilidade. Um pneu traseiro mais largo ajuda a manter as rodas alinhadas ao fazer curvas. Também diminui as chances da roda traseira se soltar, causando um acidente, e auxilia a moto a andar em linha reta, eliminando o efeito "derrapante" que acontece com pneus finos. Um pneu traseiro mais largo também ajuda a transferir a potência de motores maiores, aumentando a aceleração e a frenagem, proporcionando maior estabilidade em altas velocidades.

Loading...
Um pneu traseiro mais largo de moto visto de perto (Günther Blumenstock/iStock/Getty Images)

Conforto

Ter uma moto confortável é essencial ao viajar grandes distâncias. Essa é outra vantagem que se tem ao trocar o pneu de fábrica por um mais largo. Mais área de superfície contra o chão significa que há mais espaço para a absorção de pequenos solavancos na estrada. Adicionalmente, um pneu mais largo também reduz o estresse de ter que segurar a moto no lugar quando se está devagar ou parado.

Um casal viajando em motocicletas (Taylor Hinton/iStock/Getty Images)

Aparência

A aparência é provavelmente uma das principais razões para as pessoas customizarem suas motos com pneus traseiros mais largos, pois eles se adequam facilmente a um visual mais "animal" de moto. Esse visual costuma ser chamado de "chopper", que muitos fãs amam e procurar.

Um homem andando em uma moto baixa com pneu traseiro mais largo (gunnargren/iStock/Getty Images)

Considerações importantes

Se você está considerando trocar o pneu traseiro da sua moto por um mais largo, certifique-se de também trocar o aro, para acomodar o novo tamanho. Pneus mais largos que o aro reduzem o torque, resultando em um rebordo arrendondado da banda de rodagem. Diminuir a pressão do ar em um pneu mais largo com aro normal, irá aumentar a tração e diminuir a estabilidade. Uma largura adequada do aro em relação ao pneu é essencial para a dirigibilidade, estabilidade e segurança.

Um aro de moto visto de perto (Veronika Trofer/Hemera/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...