O que é o vapor superaquecido?

Escrito por natalie andrews | Traduzido por alisson dantas
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • E-mail

O vapor superaquecido — também conhecido como "vapor sobrecarregado", "vapor anidro" e "gás vapor" — resulta do aquecimento contínuo de vapor saturado a uma pressão constante. No ponto em que sai do permutador de calor, a umidade já evaporou a partir do vapor, produzindo um gás seco de 100%.

Outras pessoas estão lendo

Produção

A produção de vapor superaquecido começa em uma caldeira, onde a água é aquecida a 100 °C, emitindo vapor saturado. O vapor passa então através de uma bobina de aquecimento de tubulação de cobre, um segundo permutador de calor, ou uma unidade de super aquecedor separado, o que leva a temperatura do vapor superaquecido além do ponto de ebulição. Isso deve ser realizado separadamente, já que adicionar mais calor para a caldeira iria simplesmente resultar em uma maior evaporação da água. Depois de superaquecer, o vapor contém energia suficiente para acender um fósforo.

Propriedades

Como a produção de vapor superaquecido implica no maior aquecimento de vapor saturado, todos os vestígios de umidade, em seguida, desapareceriam, deixando para trás o vapor seco. Ele contém mais energia do que o vapor saturado, mas muito menos conteúdo útil de calor. O vapor superaquecido tem aproximadamente o mesmo coeficiente de transferência de calor do que o ar, tornando-se um isolante e um mau condutor de calor. Por conseguinte, é raramente utilizado como um meio de transferência de calor, uma vez que não esfria facilmente para se obter a sua energia.

Geração de energia

Devido às suas propriedades únicas, o vapor superaquecido encontra sua mais importante aplicação na geração de energia, em que é utilizada quase exclusivamente para rodar turbinas. Sua aridez o torna ideal para este propósito de manutenção, já que as gotas de água presentes no vapor iriam desequilibrar e quebrar as palhetas. Ao contrário do vapor saturado, o vapor superaquecido não vai condensar mesmo depois de perder parte de sua energia para o rotor da turbina. Portanto, o vapor superaquecido melhora a eficiência global térmica da turbina.

Outras aplicações

Além de ser uma fonte de energia ideal para a produção de eletricidade, o vapor superaquecido encontra posterior utilização em várias outras aplicações industriais, como a secagem, decapagem e limpeza. Ele é amplamente utilizado na secagem de grande escala, produção de filme catalisador, oxidação de vapor, secagem de superfície e diferentes aplicações da nanotecnologia. O vapor superaquecido é também utilizado para locomotivas elétricas a vapor, sendo novamente a alternativa mais potente e econômico na medida em que dá ao motor uma eficiência térmica mais elevada e contém pouca ou nenhuma umidade.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível