Os vapores de tinta látex fazem mal?

Escrito por stevie donald | Traduzido por lucas de barros
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Os vapores de tinta látex fazem mal?
Os COVs presentes nas tintas látex podem fazer você passar mal (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Os vapores da maioria das tintas látex são geralmente considerados seguros, especialmente em comparação com algumas tintas à base de óleo, contendo chumbo. A principal preocupação em relação às tintas de látex são os COVs (compostos orgânicos voláteis), que se dispersam na atmosfera após a tinta ter sido aplicada. Embora os COVs não fazem você se sentir imediatamente doente, é sensato ter cautela com os vapores de tinta látex, especialmente para mulheres grávidas e crianças.

Outras pessoas estão lendo

Compostos orgânicos voláteis

Os COVs são partículas químicas emitidas como gases de muitos itens e substâncias, incluindo a tinta látex. Sejam os COVs contidos nas tintas prejudiciais ou não e, em caso afirmativo, em que níveis, geralmente aceita-se que quanto menos, melhor, tanto para o ambiente quanto para a saúde humana. A EPA (agência de proteção ambiental norte-americana) concluiu que cerca de uma dúzia de diferentes compostos orgânicos podem poluir o ar interno, em níveis de duas a cinco vezes maiores do que fora de casa. Uma lei federal norte-americana limita o número de compostos orgânicos voláteis em diferentes tintas e a concentração de COVs é impressa no rótulo das latas de tinta.

COVs em tintas

Os vapores da tinta látex são dispersos muito rapidamente para se tornar uma preocupação quando a pintura for exterior. Ao pintar em ambientes internos, mantenha uma boa ventilação, abrindo janelas e usando ventiladores para carregar os vapores para fora. Se isso não for possível, use uma máscara durante o trabalho e mantenha as crianças longe da área até que a tinta esteja completamente seca. A EPA recomenda deixar os ventiladores ligados continuamente durante o processo de pintura e de dois a três dias depois, enquanto estiver secando.

Produtos químicos na tinta látex

Outros produtos químicos nas tintas que podem provocar doenças nas pessoas são o etileno glicol, que causa irritação das vias respiratórias superiores e dores de cabeça, e o benzeno, que pode ser cancerígeno. O mercúrio é utilizado como um retardador de bolor e mofo em tintas de exterior, e a exposição à essa substância a longo prazo pode causar danos aos órgãos. Informações da MSDS (serviço de fichas de segurança norte-americano) sobre as propriedades químicas de todas as tintas podem ser acessadas ​​através do site do "Instituto Nacional para a Segurança e a Saúde Ocupacional" (NIOSH).

Tintas sem COVs ou com baixa concentração

Muitas empresas de tintas estão produzindo linhas com poucos ou nenhum COV, que são ecologicamente corretas e têm concentração zero ou muito baixa de COVs, além de baixo odor. Embora algumas dessas tintas não se fixam tão bem como as tintas com muitos COVs em testes, de acordo com a revista "Consumer Reports", as indústrias estão trabalhando duro para fazer as suas "eco" tintas mais resistentes e laváveis, sem comprometer o ambiente e a saúde.

Alerta

Evite o uso de tintas e selantes de látex para exteriores em ambientes internos. Eles são mais propensos a conter níveis elevados de produtos químicos, fungicidas, pigmentos e compostos orgânicos voláteis que podem fazer você se sentir mal se usados dentro de casa, mesmo com uma boa ventilação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível