Mais
×

Como fazer um vaso de flores a partir de um cano de PVC

Utilizar materiais que você tem em casa para fazer um vaso de flores economizará seu dinheiro e permitirá que você personalize o tamanho do objeto. Os tubos de PVC, largamente utilizados em encanamentos de água, fornecem um material sólido que resiste a água e condições climáticas com nenhum ou poucos danos. Há canos de diversos tamanhos, desde os mais estreitos para plantas pequenas até os mais largos para pequenos arbustos e árvores. Nenhuma ferramenta especial é necessária para trabalhar com o PVC, o que facilita a confecção dos vasos com instrumentos que você já tem em casa.

Instruções

Os tubos de PVC são utilizados em encanamentos, mas também servem para fazer vasos de flores (Jupiterimages/Stockbyte/Getty Images)
  1. Corte o cano de PVC no comprimento desejado para a altura do vaso com uma serra de dentes finos. Para vasos de diâmetro menor, faça o comprimento ter, no mínimo, o mesmo valor que a largura. Vasos maiores precisam de uma profundidade de 25 a 30 cm para a maior parte das plantas.

  2. Coloque uma tampa no cano de PVC com o lado plano voltado para cima. Utilize uma tampa que se encaixe adequadamente no diâmetro do tubo utilizado.

  3. Faça um furo de 1,3 cm de diâmetro no centro da tampa para que a drenagem seja possível. Faça de três a cinco furos adicionais em torno da extremidade interna do fundo da tampa, com distâncias iguais entre eles.

  4. Aplique cola de PVC na extremidade externa de um dos lados do cano, utilizando o marcador acoplado à tampa do recipiente da cola. Utilize uma cola específica para encanamentos, pois ela resistirá a umidade. Caso a cola seja específica para tubos elétricos de PVC, ela não suportará a umidade em um vaso de flores.

  5. Encaixe a tampa no lado do tubo em que há cola. Deixe-o secar por 24 horas.

  6. Lixe a borda do cano com lixa de granulação fina, se necessário. Encha o cano com terra e coloque a planta como se fosse um vaso de flores comum.

Dicas

  • Utilize canos de PVC com 7,5 cm de diâmetro para iniciar um plantio a partir de sementes. Corte-o em comprimentos de 10 cm e coloque vários deles sobre uma bandeja na posição vertical. Encha os canos com terra e plante as sementes. Não é preciso tampar um de seus lados ao utilizá-los dessa forma.
  • Pinte o cano de PVC como quiser. As tintas em spray feitas para dar um aspecto de pedras se aderem bem ao material e diminuem a aparência de plástico dos vasos.

Aviso

  • Utilize óculos de proteção e siga todas as instruções de segurança ao utilizar aparelhos elétricos.

O que você precisa

  • Cano de PVC
  • Serra
  • Tampa para cano de PVC
  • Furadeira
  • Cola para PVC
  • Lixa
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article