×
Loading ...

Como fazer um vaso de plantas com papel machê

Um vaso para plantas pode ter vários formatos. Os mais comumente usados para plantas menores se assemelham a uma bacia: são largos e com pouca altura. Você pode usar esse tipo de vaso para decorar sua mesa, enchendo-o com frutas, objetos decorativos ou doces. Se você gosta de artesanato, não terá dificuldades em fazer um vaso desses usando um balão e papel machê. Ao final, pinte e engome seu vaso usando cores vibrantes.

Instruções

Um balão cheio é o molde perfeito para fazer um vaso de plantas oval (blue balloon image by Vita Vanaga from Fotolia.com)
  1. Coloque a toalha de plástico sobre sua área de trabalho.

    Loading...
  2. Encha um balão e coloque-o numa bacia de plástico pequena - a parte mais larga do balão deve ficar para cima, enquanto a mais estreita fica presa dentro da bacia.

  3. Rasgue o papel em tiras compridas. Para isso, rasgue o papel verticalmente começando pela parte de cima.

  4. Em um copo medidor grande, acrescente duas medidas de cola branca e uma medida de água. Misture para formar a massa do papel machê.

  5. Umedeça as tiras de papel na massa, depois enrole-as em volta da ponta mais larga do balão. Passe as tiras umas sobre as outras, cruzando-as.

  6. Continue cobrindo o balão com as tiras molhadas na massa. Enrole algumas tiras horizontalmente na região mais larga do balão (a mais ou menos 1/3 do caminho entre o topo e a parte dentro da bacia) para formar a beirada do vaso.

  7. Usando um pincel, espalhe a mistura de cola e água sobre a primeira camada de papel.

  8. Faça uma segunda camada de tiras de papel. Umedeça as tiras na massa de água e cola e posicione-as sobre a primeira camada, formando um desenho similar ao da primeira camada.

  9. Aplique a mistura de água e cola sobre a segunda camada usando um pincel. Com os dedos, ajeite as tiras de papel para garantir que não se formarão bolhas de ar nem amassados.

  10. Repita esses procedimentos, criando camadas até alcançar a espessura desejada para seu vaso. Serão necessárias mais de 15 se você quiser uma peça bem grossa.

  11. Deixe o vaso secar de um dia para o outro.

  12. Quando estiver seco, remova o vaso de cima do balão e coloque-o na posição certa sobre a mesa.

  13. Pinte todo o vaso por dentro e por fora usando uma tinta acrílica da sua preferência. Se quiser, use diferentes cores e crie desenhos e estampas.

  14. Deixe a tinta secar por pelo menos 12 horas. Espalhe uma camada de goma-laca sobre todo o vaso para que ele fique brilhoso. Deixe secar de um dia para o outro antes de usar o vaso.

Loading...

O que você precisa

  • Folhas usadas de papel branco
  • Cola branca
  • Água
  • Balões
  • Bacia de plástico pequena e rasa
  • Copo medidor grande de plástico
  • Goma-laca
  • Pincéis grande e médio
  • Toalha plástica para mesa

Referências

Loading ...
Loading ...