Vazamento de gás no refrigerador

Escrito por jared lewis | Traduzido por andressa gonzalez
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Vazamento de gás no refrigerador
Os gases de refrigeradores são utilizados para manter seus alimentos frescos (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)

Um vazamento de gás em uma geladeira, embora não seja muito provável de ocorrer, pode diminuir a capacidade do equipamento de fazer o seu trabalho corretamente. Mesmo que, em geral, não se acredite que tais vazamentos possam ser perigosos para a sua saúde, o desconforto a curto prazo causado pela inalação de freon, gás utilizado em geladeiras antigas, pode ser problemático. A detecção e o tratamento de um vazamento de gás dessa natureza requer apenas um pouco de conhecimento e um plano de atuação.

Outras pessoas estão lendo

Tipos

A detecção de um vazamento de gás no refrigerador nem sempre é tão simples. Os refrigeradores mais novos não usam freon; os modelos modernos usam tetrafluoretano (HFC-134a), um gás que é menos nocivo para o ambiente do que freon, que é um tipo de clorofluorcarbono. O freon é conhecido por ter um efeito nocivo sobre o meio ambiente, especialmente na camada de ozônio, quando vaza para a atmosfera. Os vazamentos podem ocorrer quando os tubos ligados ao compressor estão quebrados ou quando as vedações e as gaxetas tornam-se velhas e gastas. As válvulas conectadas por técnicos também podem vazar se não forem devidamente vedadas.

Detecção

A detecção de um vazamento de freon em sua geladeira não é difícil de ser realizada, especialmente se o vazamento for bastante substancial. O freon tem um odor diferente do oxigênio que você respira e pode ser detectado facilmente. No entanto, se houver um vazamento lento, poderá ser mais difícil de detectá-lo. A melhor forma de detectar um vazamento é entrar em contato com um técnico, que usará medidores especializados. Tendo em vista que tanto o freon quanto o tetrafluoretano são comprimidos no interior dos tubos do refrigerador, uma mudança na pressão será, em geral, bastante fácil de ser detectada.

Perigos

O vazamento de freon não causará quaisquer significativas consequências a longo prazo para a saúde. Se ocorrer um vazamento que você inale, será apenas por um curto período de tempo antes que todo o gás vaze da geladeira. Esses gases são mais pesados ​​que o oxigênio e provavelmente permanecerão abaixo de onde você normalmente respira, mas será possível que inale um pouco de gás. A quantidade de gás no refrigerador é limitada, então não haverá chance de que um vazamento contínuo seja perigoso da mesma forma que um vazamento de gás natural seria. Em vez disso, uma vez que o gás tenha vazado, ele irá dissipar-se naturalmente. Se o gás for um CFC (clorofluorcarbono), ele contribuirá para uma maior deterioração do meio ambiente.

Diagnóstico

Muitas pessoas pensam que a falha do refrigerador em resfriar adequadamente está relacionado a um vazamento de gás. Esse equívoco comum também ocorre em relação aos ares-condicionados de quarto e centrais, que geralmente precisam de uma limpeza simples. No caso dos refrigeradores, você não precisará, automaticamente, presumir que a falta de refrigeração seja resultado da perda de gás. Em vez disso, como em muitos casos, a incapacidade do refrigerador de resfriar poderá ser resultado de uma falha em um componente elétrico. Muitos outros problemas são confundidos com um vazamento de gás. Um profissional qualificado será capaz de diagnosticar corretamente e isolar o problema.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível