on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como vedar os espaços embaixo do rodapé

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

O espaço ao longo da parte inferior da maioria dos rodapés tem entre 1 cm e 2 cm de altura. Além de não ser bonito, é um esconderijo para pestes e permite que a poeira que solta das paredes caia no piso. Entretanto, esse espaço é necessário, pois evita que o gesso acartonado da parede sugue a umidade do chão, além de permitir que os revestimentos do piso, como o carpete, sejam encaixados sob sua borda. Uma vedação permanente com produtos de calafetagem não é a melhor opção. Cubra o espaço com uma tampa ou moldura para obter uma solução limpa e arrumada.

Instruções

Utilize uma serra meia-esquadria para cortar a moldura na base do rodapé (Comstock/Comstock/Getty Images)

    Medição e marcação

  1. Com a fita métrica, meça de um canto ao outro do rodapé, ao longo de sua extremidade inferior.

    Loading...
  2. Com a fita métrica, meça ao longo da extremidade superior da moldura e marque com um lápis a distância equivalente ao comprimento do rodapé.

  3. Posicione a moldura na serra, com a parte inferior sobre a mesa de corte e as costas apoiadas contra a guia da serra. Ajuste o ângulo para o canto - um ângulo padrão de 90° exige dois ângulos de 45°, um em cada uma das duas peças que compõem o canto.

    Corte e instalação

  1. Alinhe a lâmina com a marcação na moldura. Posicione a lâmina à esquerda da marcação para obter um corte na extremidade esquerda e à direita para o corte desse lado. Faça um movimento em ângulo na face da moldura para obter o canto interno, de modo que a borda inferior fique mais curta, afastando para obter o canto externo, de modo que a extremidade de baixo fique mais longa.

  2. Segure a moldura com firmeza contra a mesa e a guia. Ligue a serra e faça um corte com um único movimento fluido. Deixe a lâmina parar antes de deixar que recue para evitar lascamento.

  3. Encaixe a moldura no rodapé de modo que as extremidades chanfradas se alinhem às bordas da parede. Coloque a peça com firmeza no piso, encaixando a parte de trás no rodapé para cobrir a fenda. Pregue com o pregador pneumático utilizando pregos de 1 1/2'' distanciados 20 cm uns dos outros.

Loading...

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Moldura para a base para rodapé
  • Serra meia-esquadria
  • Pregador pneumático
  • Pregos de 1 1/2''

Referências

Loading ...
Loading ...