on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como vedar o furo de seu ar-condicionado e evitar a entrada de pragas

Os aparelhos de ar-condicionado proporcionam ar fresco e conforto para sua casa, mas também dão fácil acesso a pragas. Quando um aparelho de ar-condicionado é instalado, um buraco é feito na parede para que as mangueiras do aparelho cheguem ao compressor, permitindo a entrada de insetos e roedores.

Verifique se há um vão entre a mangueira de seu ar-condicionado e a parede para previnir a entrada de pragas (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)

Verifique o furo da parede

Verifique o exterior de sua casa e procure por lacunas ou buracos que permitam a entrada de pragas. Quando a mangueira do ar-condicionado passa através da parede para o compressor do outro lado, o furo geralmente é mais largo que a mangueira. O espaço aberto entre a parede e o tubo normalmente é vedado durante a instalação. Mas, com o tempo, a calafetagem deteriora-se e deixa folgas entre o tubo e a parede. O buraco aberto permite a entrada de ar frio durante o inverno e também a de ratos e insetos.

Loading...

Insetos

Percevejos, formigas e tesourinhas procuram áreas para se protegerem do clima, e esse vão é perfeito para a entrada desses insetos. Você pode vedar o buraco calafetando a parede. A calafetação acrílica é fácil de ser aplicada e preenche furos bem pequenos. O processo é relativamente durável, mas sua durabilidade diminui com o passar do tempo, o que o torna impróprio para grandes lacunas. Outros vedantes, como o poliuretano, preenche buracos bem maiores devido à sua melhor aderência, mas são difíceis de usar por não se alisarem facilmente. Outra opção seria a espuma de isolamento de baixa expansão, que preenche as lacunas na parede, mas não deixa um acabamento suave. Ela é difícil de ser aplicada, a manutenção não é simples, mas funciona bem, já que a espuma se expande e preencher toda a lacuna da parede. Faça sua escolha de acordo com o tamanho do furo e a aparência desejada.

Roedores

Ratos podem entrar nas casas através de pequenas aberturas, passando até mesmo por orifícios do tamanho de um lápis. Eles podem roer tanto a calafetação quanto a espuma. Para manter os roedores de fora, coloque um aro de metal ao redor do buraco, preenchendo o vão com lã de aço, ou uma tela de arame no tamanho da abertura. Estes métodos vão impedir a passagem de roedores, mas não vão bloquear completamente a entrada de ar frio e de outros insetos. Use uma tela de arame para tapar o buraco e depois calafete a tela para uma proteção completa.

Dicas

Como a lã de aço enferruja e mancha a parede, procure usar aço inoxidável ou pastilhas de cobre que possam ser utilizadas para fazer a vedação. Estes produtos funcionam dentro e fora de casa em torno de buracos de acesso, tubos e outras áreas propensas a pragas. Você também pode usar armadilhas e ratoeiras. Ao contrário do veneno, as armadilhas vão eliminar as pragas imediatamente e evitar que elas apodreçam dentro de um eletrodoméstico ou uma parede.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...