Vegetais que não precisam de luz solar completa

Escrito por jenny harrington Google | Traduzido por débora sousa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Vegetais que não precisam de luz solar completa
O alface cresce bem mesmo sob luz solar mínima (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Construir uma horta em uma área sombreada pode ser difícil. Construções, árvores e outras plantas no jardim podem proporcionar muita sombra para alguns legumes crescerem e prosperarem. Existem vários tipos de vegetais que podem tolerar alguma sombra, mas todos precisam de pelo menos uma luz solar direta mínima para produzir bem e se manter saudável. Escolha as variedades de vegetais mais adequadas para a luz que você tem disponível para garantir a melhor colheita.

Outras pessoas estão lendo

Vegetais folhosos

A maior parte dos vegetais folhosos toleram sombras parciais ou luzes fortes e indiretas durante todo o dia. Alface, acelga e couve são exemplos de algumas variedades vegetais tolerantes à sombra. Eles não crescerão em sombra total, mas podem prosperar em canteiros que não recebem luz suficiente para outros vegetais. Eles crescem melhor quando recebem pelo menos quatro horas de sol direto e luz forte indireta o resto do dia. O local sombreado também ajuda a prolongar a vida dessas safras. O alface e outros vegetais folhosos florescem à medida que a temperatura ameniza no verão, o que significa o fim da vida útil da planta. As áreas sombreadas aquecem mais tarde, de modo que as plantas também ficam danificadas tardiamente, permitindo a colheita por um período mais longo.

Família do repolho

Os vegetais da família do repolho preferem uma estação de crescimento mais fria, semelhante aos legumes. Brócolis, repolho, couve-flor e as mostardas pertencem a essa família. Essas plantas também ficam danificadas e param de produzir em clima quente, portanto, um local sombreado prolonga a colheita. As plantas da família do repolho precisam de alguma luz solar direta – quatro horas na parte da manhã ou à tarde – para produzir o máximo. Luz solar filtrada para o resto do dia é normalmente suficiente para a produção bem sucedida.

Vegetais de raízes

Cenouras, nabos, batatas e outros vegetais de raiz podem produzir em condições de baixa luminosidade. No entanto, as raízes comestíveis podem não ficar tão grandes quanto as cultivadas em canteiros a pleno sol. Esses vegetais exigem pelo menos metade de um dia de luz solar direta, caso contrário a folhagem enfraquece e as raízes não se formam corretamente nem desenvolvem o seu sabor. É aconselhável cultivar essas plantas em canteiros que têm sombra de um lado ou que esteja virado para o leste ou oeste, assim eles só recebem luz solar durante parte do dia.

Vegetais de hortícolas

As variedades vegetais de hortícolas exigem o máximo de luz solar. Elas incluem tomate, pimentão e abóbora. Quando fornecidas oito ou mais horas de sol direto, eles crescem mais e dão frutos melhores, mas você pode cultivá-los em áreas que só recebem sol em parte do dia, desde que recebam seis horas de luz direta. Os canteiros ideais são os que recebem sombra no período da tarde e à noite mas recebem sol pleno durante seis horas na parte da manhã. As plantas não crescem tanto nem produzem tantos frutos como as cultivadas em sol pleno, durante todo o dia.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível