Vegetais probióticos

Escrito por charis grey | Traduzido por rafael reis
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Vegetais probióticos
O kimchi coreano picante pode adicionar probióticos à sua dieta (spicy kimchi image by Lucid_Exposure from Fotolia.com)

Os probióticos estão por toda parte hoje em dia, uma vez que produtores de alimentos correm para lucrar em cima do interesse público sobre estes alimentos funcionais. Probióticos são organismos vivos que podem ser consumidos pelos humanos para obterem certos benefícios à saúde. A maioria do probióticos são bactérias, mas algumas espécies de leveduras também têm sido identificadas por terem qualidades probióticas. Uma vez ingeridos, estes micróbios amigos se instalam em seu trato intestinal, onde ajudam a gerenciar desordens como diarreia, intolerância à lactose e colite, de acordo com a USProbiotics.org.

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Picles

Picles que são cultivados utilizando métodos tradicionais, e sem o uso de vinagre, podem conter probióticos. De acordo com a Universidade de Missouri, estes picles devem ser curados em salmoura para garantir a sobrevivência da bactéria probiótica. A conservação em salmoura não é apenas para os pepinos. Procure probióticos em conserva de gengibre, feijão e cenoura, disponíveis pelos distribuidores de alimentos naturais.

Chucrute

O chucrute não precisa ter bactérias adicionadas a ele para submeter-se à fermentação. A bactéria já presente dentro do repolho pode fazer o trabalho por si só. O Lactobacillus plantarum é o probiótico mais associado com o chucrute. Procure por marcas refrigeradas para garantir que o seu chucrute contenha culturas vivas.

Kimchi

Se você gosta de comidas apimentadas e quer aumentar sua ingestão de probióticos, experimente kimchi. Este prato Coreano é uma mistura picante de repolho salgado, apimentado com alho, pimenta e jalapenos fermentados em seus próprios líquidos, permitindo que as bactérias probióticas façam seu trabalho. O kimchi é consumido diariamente por milhares de Coreanos, até mesmo no café da manhã.

Miso

A soja, onipresente elemento dos pratos vegetarianos, é esmagada até formar uma pasta para criar o miso, um condimento salgado que é a base de uma sopa popular servida com sushi. Apesar de que a pasta seja definitivamente fermentada por bactérias, não se sabe ao certo que tipo, de acordo com o Dr. Alegandro Rooney, do National Center for Agricultural Utilization Research (Centro Nacional de Pesquisa para Utilização Agricultural).

Cuidados do comprador

A maioria dos probióticos são encontrados no lacticínios, embora as opções vegetais discutidas acima também existam. Leia os rótulos e seja seletivo ao comprar vegetais por suas qualidades probióticas. Algumas conservas ou vegetais fermentados são submetidos à pasteurização, um processo de aquecimento que mata a bactéria probiótica, anulando assim seus efeitos de melhorias à saúde. Conservantes como o benzoato de sódio também podem matar a bactéria probiótica.

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