×
Loading ...

Por que as veias ficam sensíveis após coletar sangue?

Atualizado em 17 abril, 2017

Independente de você estar doando sangue ou fazendo exames, quando aço frio e sólido entra em contato com veias e tecidos interiores delicados, muitas coisas podem sair errado. Se você sentir alguma coisa incomum tiver dor por período prolongado após tirar sangue, poderá haver risco de um problema raro e grave.

Coletar sangue pode causar danos às suas veias (Image by Flickr.com, courtesy of Colin Davis)

Considerações

Técnicos com pouco treino ou sem cuidado podem causar danos a veias, tendões ou nervos, caso insiram a agulha de modo impróprio. Certifique-se de que o técnico é licenciado e pare o procedimento, caso você sinta uma dor intensa.

Loading...
Técnicos descuidados ou sem treinamento são culpados em muitos casos (Image by Flickr.com, courtesy of Peter Dutton)

Aspectos

Coletar sangue para doação requer o uso de uma agulha maior do que a utilizada para a coleta de sangue para exames, o que causa mais danos ao doados. Danos aos nervos e dor crônica são os sintomas mais comuns.

Agulhas de tamanhos diferentes são utilizadas para diferentes procedimentos (Image by Flickr.com, courtesy of Todd Huffman)

Visão de um especialista

De acodo com o Dr. Spero Cataland, da Escola de Medicina da Faculdade de Ohio, dores menores e irritação são normais por aproximadamente doze horas; mas, se a dor for forte ou prolongada, consulte um médico.

Identificação

De acordo com a WebMD, inchaço ou sangramento das veias acontece raramente e são problemas potencialmente graves, que podem ser resultado de doenças sanguíneas ou uso de certos medicamentos.

Aviso

Alguns ferimentos de agulha causam sangramentos invisíveis e perigosos e até mesmo deficiência ao longo da vida. Se você perder sensibilidade, controle motor ou sofrer de dores persistentes, uma cirurgia pode ser a única solução.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...