Mais
×

Como fazer velas de citronela para repelir mosquitos

Atualizado em 17 abril, 2017

Os mosquitos não são apenas irritantes, eles também podem transmitir doenças, como a malária e o vírus do Nilo Ocidental. Uma maneira natural de repelir mosquitos e outros insetos incômodos é usar citronela, seja em forma de vela, ou a própria planta. O odor da citronela confunde os mosquitos e torna difícil para eles encontrarem alguém para se alimentar, por isso eles ficam longe das áreas onde a citronela tem cheiro forte. Velas de citronela podem ser compradas em lojas de utensílios domésticos ou você pode fazer a seu própria em casa.

Instruções

Evite a coceira das picadas de mosquito colocando uma vela de citronela perto de onde você pretende se sentar (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
  1. Derreta a parafina ou cera em banho-maria. O banho-maria pode ser conseguido enchendo uma panela grande com uma pequena quantidade de água e colocando uma tigela de metal dentro da panela. A parte inferior da tigela de mistura não deve ficar mergulhada na água.

  2. Adicione o óleo de citronela à cera derretida. Para cada 500 g de cera usada, adicione 40 ml de óleo de citronela. Não use o tipo de óleo feito para ser queimado em uma tocha ao ar livre. Use somente o óleo essencial de citronela puro.

  3. Mexa a mistura de cera e óleo de citronela com uma colher de pau.

  4. Despeje a mistura de cera nos suportes para velas até usar toda a mistura.

  5. Coloque o pavio na cera quente, tomando cuidado para não se queimar. O pavio deve ficar centrado no suporte. Deixe 2 cm de pavio acima da cera para facilitar o acendimento.

  6. Deixe a vela endurecer por pelo menos 24 horas antes de tentar acendê-la.

Aviso

  • Tenha cuidado ao trabalhar com cera quente, pois é fácil de se queimar.

O que você precisa

  • Parafina ou cera
  • Óleo de citronela
  • Pavio
  • Suportes para velas
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article