Mais
×

Velas de hortelã-pimenta e pinho caseiras

Atualizado em 21 novembro, 2017

As velas perfumadas são divertidas e encantadoras em teoria, mas a verdade é que muitas vezes elas podem ser enjoativas. As velas convencionais são geralmente feitas com cera de parafina, derivada de petróleo e sabidamente tóxica. As fragrâncias artificiais usadas são ruins, pois consistem em uma mistura de produtos químicos que podem ser altamente alergênicos. Mas por que passar por tudo isso quando você mesma pode fazer velas perfumadas de uma forma divertida?

Experimente esta mistura que possui uma nota de saída de hortelã-pimenta, uma nota de corpo de pinho e uma nota de fundo de baunilha para criar uma vela verdadeiramente excepcional e que não seja tão doce. (Não gosta de baunilha? Substitua o extrato de baunilha por 20 gotas de óleo essencial de olíbano.) Ela deixará sua casa em festa e trará muita alegria para quem tiver a sorte de recebê-la como presente. Sério, quem não ama um tesouro único e artesanal que, além de tudo, é funcional?

Ingredientes e materiais:

  • Pavio
  • Moeda de um centavo
  • Lápis ou pauzinho
  • 1 1/3 xícara de cera de soja
  • 30 gotas de óleo essencial de hortelã-pimenta
  • 50 gotas de óleo essencial de pinho
  • 1/8 colher de chá de extrato de baunilha
  • Frasco de vidro de 350 ml resistente a calor

Passo a passo:

  1. Amarre uma das pontas de um pavio a uma moeda de 1 centavo, com o nó bem no meio da moeda.
  2. Corte o pavio de modo que seja longo o suficiente para deixar a moeda tocar no fundo do frasco, enquanto a outra extremidade do pavio será amarrada a um lápis ou pauzinho que ficará atravessado sobre a abertura do frasco para manter o pavio centrado, reto e esticado à medida em que a cera esfria. Amarre a outra extremidade do pavio ao lápis ou palito.
  3. Derreta a cera em banho maria em fogo médio, depois retire do fogo.
  4. Adicione os óleos essenciais [em inglês] e o extrato de baunilha e misture bem.
  5. Despeje um pouco da cera derretida bem no meio do fundo do frasco. Coloque rapidamente a moeda sobre a cera e centralize antes que a cera seque. Coloque o lápis sobre a abertura do frasco.
  6. Despeje lentamente o resto da cera no frasco, mantendo o pavio o mais centrado possível. Encha o frasco até cerca de 2,5 cm abaixo da boca.
  7. Deixe a cera secar por um ou dois dias. Uma vez seca, apare o pavio para cerca de 1 cm.
  8. Acenda e aproveite!
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article