O que causa a diferença entre as velocidades de upload e de download?

Escrito por david dunning | Traduzido por cezar rosa
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
O que causa a diferença entre as velocidades de upload e de download?
Descubra as diferenças entre as velocidades de download e upload (Crystal clear internet connections and success image by thea walstra from Fotolia.com)

Em 2010, a Federal Communications Commission (Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos) revisou sua definição de acesso à internet em alta velocidade, ou banda larga, com uma velocidade real, em vez do anunciado, de 4 Mbps para download e 1 Mbps para upload. Porém, os consumidores podem não estar cientes da diferença entre as velocidades de download e upload de suas conexões e o que isso significa para os seus usos diários da internet.

Outras pessoas estão lendo

Velocidade de download

A velocidade de download de uma conexão descreve a taxa na qual os dados são transferidos da internet para o computador do usuário. Os serviços de banda larga para consumidores residenciais — tais como DSL, cabo e satélite — tipicamente fornecem velocidade de download superior à de upload. Isto se deve ao fato de que usuários residenciais recebem muito mais dados, na forma de páginas da web, filmes, música, entre outros, do que eles enviam dados.

Velocidade de upload

A velocidade de upload de uma conexão de internet, por outro lado, descreve a taxa na qual os dados são transferidos na direção inversa — de um computador de usuário para a internet. As velocidades de upload geralmente têm menos prioridade do que as de download para o usuário residencial de internet comum. Entretanto, uma velocidade de upload rápida é útil para algumas tarefas, como realizar chamadas com vídeo e enviar fotos para álbuns on-line ou em sites de redes sociais.

Considerações

Os provedores de serviço de internet normalmente citam a maior velocidade teórica de download da conexão que eles oferecem em seus materiais de venda. Os consumidores devem estar cientes de que esse é um valor máximo teórico e fatores como a distância da central telefônica, contensão para largura de banda disponível e, no caso de internet por satélite, condições meteorológicas podem reduzir significantemente as taxas de transmissão de dados em ambas direções. Velocidades típicas para download, como anunciadas, são de 16 Mbps para satélite, 24 Mbps para ADSL e 1 Gbps para fibra ótica. Uma conexão ADSL comum, anunciada com uma velocidade máxima de download de 24 Mbps, provavelmente fornece velocidades entre 3 Mbps e 9 Mbps.

ADSL

O padrão original ADSL, ADSL 1, especifica uma velocidade máxima de download de até 8 Mbps. Entretanto, para distâncias maiores de 5 km de uma central telefônica, a velocidade máxima de download é limitada em apenas 1 Mbps. Pelo mesmo fato, a velocidade máxima teórica de upload para esta conexão provavelmente estará em torno de 448 Kbps, decrescendo à medida que se distancia da central telefônica. Normalmente, quanto mais os consumidores estiverem dispostos a pagar pelas conexões de internet, mais velocidade eles receberão em ambas direções.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível