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Como vender comida pré-cozida em seu negócio

Atualizado em 23 março, 2017

Alimentos pré-cozidos ajudam cozinheiros a entregar a comida mais rápido para clientes famintos dos restaurantes. No livro "Good Food Tastes Good" (Comida boa tem um gosto bom, em tradução livre), Carol Hart explica que Tyson vende asas de frango pré-cozidas para restaurantes em todo o país e dá a permissão a eles para dar nomes como "Asinhas famosas de um restaurante de cidade pequena". A verdade é que, frequentemente, as asas e os molhos são pré-cozidos pelo fabricante. As mães que trabalham economizam tempo com as refeições pré-cozidas. Ao vender tais alimentos, você estará vendendo conveniência primeiro, depois o sabor.

Instruções

Oferecer pratos pré-cozidos é uma estratégia de negócio empregada por alguns restaurantes (dates image by Marek Kosmal from Fotolia.com)

    Cardápio e embalagem

  1. Faça uma lista dos alimentos que cozinha bem e acha que vai ter a maior chance de sucesso no mercado. Prepare algumas provas para testar o sabor. Pergunte aos gerentes de lojas de supermercados o que está no topo de venda pré-cozida em suas lojas. Entreviste cozinheiros de vários restaurantes para ver quais alimentos pré-cozidos são mais vendidos.

  2. Contacte o departamento de saúde local e obtenha as especificações de refrigeração, aquecimento e armazenamento de alimentos para vender ao público. Compre unidades de refrigeração e aquecimento. Agende uma visita para um inspetor de saúde aprovar sua cozinha e área de preparação para as vendas de alimentos para o público.

  3. Desenvolva uma marca distinta para sua linha de alimentos separada do seu negócio. Se você quiser manter o nome da empresa, desenvolva uma marca e um slogan atrativo. Teste vários slogans até que várias pessoas concordem que um é o melhor para ser usado.

  4. Contrate um designer gráfico e decida sobre as opções de embalagem. Use as cores da marca da empresa em todos os produtos. Pense sobre a maneira que algumas empresas usam embalagens de uma cor mais chamativa para produtos convencionais e cores mais claras para produtos mais sofisticados.

  5. Construa um site para a nova linha de produtos alimentícios. Contrate um fotógrafo profissional familiarizado a fotografar alimentos para que a comida pareça apetitosa para o público.

    Vendendo para negócios

  1. Crie uma lista de endereços de todos os supermercados e restaurantes do estado. Crie um folheto de sua nova linha de produtos de alimentos. Adicione muitas imagens de seus novos pratos e algumas breves declarações sobre por que as pessoas vão adorar comer e comprar seus pratos pré-cozidos.

  2. Envie o folheto para o departamento de compras de todos os grandes supermercados no estado ou país e para os donos de mercearias independentes. Siga com um telefonema. Peça uma chance de ir até a loja e levar amostras para os executivos provarem.

  3. Apareça pontualmente para a reunião. Traga muitas amostras e os números de vendas de alimentos similares vendidos no estado e em outros lugares. Termine a reunião perguntando ao dono da mercearia quando eles gostariam de fazer o primeiro pedido.

  4. Agende uma apresentação separada para cozinheiros. Envie seu folheto e uma carta-convite. Permita que os cozinheiros provem seus alimentos. Distribua formulários de encomenda e incentive-os a fazerem seu primeiro pedido antes de saírem.

    Vendendo aos consumidores

  1. Ofereça amostras em supermercados locais ou em sua própria loja. Contrate um funcionário com uma personalidade atraente para estar no comando de convidar as pessoas para provar uma amostra.

  2. Envie um comunicado de imprensa para representantes de notícias do estado. Promova o fato de que uma empresa local expandiu no negócio de pratos pré-cozidos. Escreva sobre como as suas refeições pré-cozidas vai economizar tempo para as famílias que trabalham, que estão muito cansadas para cozinhar quando chegam em casa.

  3. Faça uma promoção nos primeiros meses em que seus produtos forem vendidos nas mercearias. Você pode fazer uma promoção "compre um, leve dois", uma porcentagem de desconto ou qualquer número de incentivos de compra. Coloque um cupom no jornal de domingo. Contacte departamentos de vendas de publicidade dos jornais e discuta suas opções.

Dicas

  • Envie amostras para revistas e jornais. Se os repórteres gostarem de seus produtos, você pode obter publicidade gratuita que será lida por executivos de lojas e cadeias de restaurantes que você quer alcançar.
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