Como vender uma ideia para a Microsoft

Escrito por gail cohen | Traduzido por maria cecilia monsanto
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Como vender uma ideia para a Microsoft
Como vender uma ideia para a Microsoft (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Poucas empresas deixaram uma marca tão importante no desenvolvimento da tecnologia como a Microsoft, a gigante do software de computador que mudou para sempre a definição do mundo da palavra "Windows" ("janelas", em inglês). A Microsoft continua a contar com ideias inovadoras para manter sua marca fresca e popular, por isso, se você chegar a um conceito com o mesmo molde das ideias originais que Bill Gates lançou, você precisará de um plano para enviá-lo para Redmond, Washington, EUA (onde está localizada a sede da Microsoft).

Nível de dificuldade:
Moderado

Instruções

  1. 1

    Proteja a sua ideia de roubo através da declaração de um direito autoral ou patente. O software é considerado propriedade intelectual e, como tal, pode exigir ambos. Consulte um advogado especializado neste tipo de direito ou busque a informação você mesmo. Encontre um link ao final deste artigo indicando como fazê-lo.

  2. 2

    Prepare uma apresentação abrangente. Não apenas diga; mostre. Faça uma performance oferecendo um tour visual de sua ideia de software usando recursos (este software é à prova de vírus) e benefícios (os consumidores vão economizar tempo e dinheiro quando compram este software). Faça o seu discurso único e informativo. Obtenha ajuda de um profissional de marketing se você não está confortável em criá-lo sozinho.

  3. 3

    Visite o site da Microsoft para ver se a empresa está atualmente com o concurso de "Disputa de Ideias" aberto (o concurso em inglês chama-se "Ideas Win Contest"). Esta competição não é executada todos os anos, mas quando é, permite a inscrição de qualquer um. As participações são julgados pela originalidade, marketing, viabilidade financeira e logística, além do interesse público na ideia do inventor. Utilize este portal (se ele estiver disponível) para lançar sua ideia.

  4. 4

    Agende um encontro. Escreva uma carta (a ser enviada para o endereço: Microsoft Corporation, One Microsoft Way, Redmond, WA 98052-6399, Estados Unidos), envie um e-mail ou ligue para a sede corporativa da Microsoft. Faça uma consulta com um gerente no novo departamento de desenvolvimento de produto (a sua melhor aposta) ou com alguém da equipe de pesquisa e desenvolvimento. Peça um retorno sobre o pedido de agendamento de encontro pelos correios.

  5. 5

    Após a sua comunicação por escrito, faça um telefonema. Evite dar detalhes específicos sobre a sua ideia pelo telefone. Educadamente insista em uma reunião a ser realizada pessoalmente. Garanta ao seu contato que sua apresentação será curta e irá direto ao ponto. Sugira datas disponíveis para visitar a sede da empresa. Marque no calendário e envie um lembrete de confirmação.

  6. 6

    Prepare — ou peça para que um advogado prepare para você — um formulário de não-divulgação. A Microsoft e outras empresas com interesses em projetos com propriedade intelectual estão familiarizados com formulários de não divulgação e compreenderão a necessidade de um inventor limitar a exposição de sua ideia.

  7. 7

    Ensaie a sua apresentação para eliminar elementos irrelevantes e não essenciais. Elabore uma lista de perguntas que o público da Microsoft provavelmente perguntará e esteja preparado para refutar as dúvidas e vender os méritos de sua ideia. Peça aos seus amigos para criticarem a sua ideia e jogue perguntas à sua maneira para testar sua reação-resposta.

  8. 8

    Esteja atento à cortesia e a protocolos profissionais durante o seu tempo no campus da Microsoft. Resista à tentação de replicar o código de vestuário descontraído da empresa. Chegue a tempo ou alguns minutos mais cedo. Apresente-se antes de pedir aos participantes que assinem a declaração de confidencialidade. Traga folhetos em abundância.

  9. 9

    Esteja preparado para discutir opções de licenciamento ou vendas. É o seu objetivo vender a sua ideia de imediato, abrindo mão de todas as reivindicações sobre o produto, ou o que você quer é licenciar a ideia e receber royalties com base nas vendas? As políticas corporativas podem impedir um ou outro, mas esteja pronto para este tópico se ele vier à tona na discussão.

  10. 10

    Permita aos participantes uma oportunidade de "conduzir" o seu software enquanto estiver na sala, para que possa responder a perguntas. Conclua o seu encontro no tempo acordado e agradeça a todos pela reunião com você. É aceitável telefonar depois se você não tiver obtido resposta de seu contato da Microsoft depois de algumas semanas.

Dicas & Advertências

  • Evite golpistas oferecendo-se para lançar a sua ideia para a Microsoft por uma taxa. Se você está considerando um intermediário, investigue a empresa na Internet ou entre em contato com empresas de auditoria antes de agir.

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