Mais
×

Como vender moedas antigas

Atualizado em 17 abril, 2017

Colecionar moedas antigas é um dos passatempos mais populares do mundo. Entretanto, se uma uma coleção de moedas torna-se grande, o colecionador perde o interesse ou precisa de dinheiro rápido, pode ser interessante vende-las. Existem vários lugares para vender moedas antigas e o preço pago por elas, em geral, depende do tipo, do estado de conservação e do comprador.

Instruções

Colecionar moedas antigas é um dos passatempos mais populares do mundo (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Limpe suas moedas. Passe um pano úmido cuidadosamente para remover toda a sujeira. Assim, é possível evidenciar os detalhes da moeda e facilitar sua classificação e a determinação do valor. Caso sejam moedas romanas antigas, mergulhe-as em azeite de oliva por alguns dias para soltar a sujeira mais grossa que está obscurecendo as imagens. Use movimentos suaves para remover o óleo tomando cuidado para não danificar as imagens.

  2. Leve suas moedas a um negociante do ramo. Essa é a maneira mais rápida e fácil de conseguir um comprador. O pagamento é imediato e evita o trabalho de fotografar ou enviar as peças. No entanto, é importante saber o valor das moedas antes de entrar em contato com o negociante. Se forem extremamente valiosas, pode ser melhor esperar um pouco mais e chegar diretamente a um comprador final em vez de vende-las a um intermediário (veja em Recursos).

  3. Consulte preços online e verifique leilões concluídos no eBay ou no Overstock. Assim, é possível decidir se vale a pena listar suas moedas online pelo valor extra que pode conseguir. Para fazer uma boa venda, é preciso elaborar uma descrição detalhada com o máximo de informações possível sobre elas, incluindo o local onde foram compradas, o país de origem e o ano aproximado de cunhagem. Também é importante anunciar uma foto de boa resolução com ambos os lados da moeda. Use a definição macro em uma câmera digital para tirar uma foto bem próxima. Escolha um valor próximo aos encontrados em suas pesquisas e venda pelo melhor lance. Após o encerramento do leilão, receba o pagamento e envie os artigos para o comprador através dos correios (veja em Recursos).

bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article