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Como vender seguro de vida pelo telefone

Vender seguro de vida é bastante difícil para a maior parte dos agentes. A maior dificuldade é encontrar possíveis compradores. Prospecção é o aspecto mais importante para o sucesso de um agente de seguros, e encontrar a forma mais eficiente e econômica de contactar possíveis novos clientes é essencial. Considerando todos os diferentes tipos de prospecção e a relação custo-benefício, o telemarketing ainda é o meio mais eficiente e barato de obter novos clientes.

Instruções

Contratos de seguro de vida (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Crie um roteiro de abordagem. Já que você optou por fazer prospecção através do telefone, é importante desenvolver um meio de chamar a atenção do cliente rapidamente, cativar o interesse dele e atrai-lo para dar continuidade à conversa. Comece com uma abordagem simples e genérica e vá redefinindo o script conforme for ficando mais experiente.

  2. Preencha formulários no computador. Uma vez transformado o prospecto em comprador, obtenha as informações e preencha os papéis devidamente. Um agente experiente deve conseguir preencher o formulário do seguro no telefone com o prospecto em menos de dez minutos.

  3. Imprima e envie o formulário. Após finalizada a ligação telefônica, imprima os documentos do seguro de vida e coloque-os em um envelope para a postagem. Os envelopes do tipo saco de papel-manilha são melhores para este fim, pois alojam os papéis sem que seja preciso dobrá-los, restando ainda espaço para um envelope menor cheio com a correspondência de retorno. Não adie o envio da documentação de vendas consolidadas.

  4. Após três ou quatro dias, entre em contato com o cliente para se certificar de que ele recebeu os documentos enviados. Confira os documentos, responda a quaisquer perguntas e o oriente a enviar os documentos de volta assim que possível.

  5. Dê continuidade às aplicações já devolvidas. Quando os documentos da venda de um seguro retornarem ao escritório, confira se foi assinado devidamente em todos os pontos necessários e se as informações faltantes foram preenchidas. Envie a documentação completa para os respectivos seguradores, juntamente com algum cheque que deva ser incluso.

Dicas

  • Lembre-se de que tempo é dinheiro. No telemarketing, o sucesso é definido por um jogo de números. Quanto mais prospectos você contatar, maiores as chances de efetuar uma venda. É esperado que ocorra um certo grau de rejeição e até hostilidade. É tudo parte do jogo. Não gaste tempo no telefone desnecessariamente caso já tenha percebido que não está falando com um possível comprador.
  • Familiarize-se com a documentação envolvida na venda dos seguros. Preencher estes formulários é bastante chato, especialmente ao telefone. Portanto, quanto mais tempo isto levar, maiores as chances do cliente ficar insatisfeito. Conhecer a documentação é essencial e qualquer deslize pode fazer com que o cliente perca o interesse.
  • Aprenda a digitar adequadamente. Se você é do tipo que digita com os dedos indicadores, faça um curso de digitação. A habilidade de digitar sem olhar as teclas facilita muito o preenchimento dos formulários.
  • Sele os envelopes de retorno. A parte mais difícil de vender seguros pelo telefone é garantir que o prospecto envie de volta a documentação. Enviar o envelope já selado é evitar um dos motivos para que ele não o retorne.
  • Compre uma impressora a laser. Apólices de seguro são documentos extensos. Os cartuchos de uma impressora comum se esvaziarão muito rapidamente, enquanto o toner de uma impressora a laser durará um pouco mais. Além disso, impressoras a laser são muito mais rápidas e eficientes, sem a preocupação de amassar os papéis.

Aviso

  • Nem todos os países permitem a venda de seguro de vida pelo telefone. Como os departamentos de seguros de cada local são diferentes, é necessário verificar se nenhuma lei está sendo violada pelo negócio.

O que você precisa

  • Roteiro de abordagem pelo telefone
  • Computador e impressora
  • Envelopes grandes
  • Taxa postal
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