×
Loading ...

O ventilador externo do ar condicionado central não está girando e o módulo faz um zunido

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um zunido oriundo módulo do ar condicionado central pode ser resultante de ventilador de condensação inoperante. Antes de contratar um especialista, você pode tentar consertá-lo por conta própria. Para evitar choques e danos ao motor do ventilador, a unidade deve ser desligada e a conexão elétrica, cortada antes da investigação ou trabalho no ventilador.

Sujeira pode ficar presa na grelha de entrada, causando um travamento (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Sujeira

Se sujeira ficar presa no motor do ventilador ou no eixo, o ventilador pode parar de soprar, enquanto o motor continua funcionando, o que causa um zunido. A sujeira pode entrar pela grelha de entrada e pode ser constituída de sacos plásticos, fios, galhos ou vinhas. Para acessar o motor, os painéis do ar condicionado podem ser removidos. Se avistar sujeira no módulo, especialmente em volta do eixo ou motor do ventilador, ela deve ser retirada imediatamente.

Loading...

Caixa do ventilador

Se o ventilador de condensação não for instalado corretamente, o ventilador pode bater na caixa, o que pode diminuir a velocidade do mesmo ou impedi-lo de girar. O motor continuará a girar, o que pode causar o zunido. Depois de retirar os painéis, você pode girar as pás do ventilador algumas vezes para ver se elas batem na caixa. Se baterem, o ventilador deve ser removido e reinstalado corretamente.

Rolamentos de esferas

Se os rolamentos de esferas do eixo do ventilador estiverem secos ou encardidos, o ventilador pode parar de girar. Mesmo não girando, o motor continuará funcionando, causando o zunido. Se o ventilador não girar manualmente quando desligado, você pode inserir óleo nos buracos do rolamento de esfera do motor para lubrificar. Alguns giros do ventilador farão com que ele lubrifique as esferas e fará com que o mesmo gire livremente.

Termostato

Um termostato quebrado pode ativar o compressor interno do ar condicionado, o que alimenta o elemento de refrigeração, porém falha em ativar o ventilador de condensação. Uma desconexão do ventilador de condensação ou um mal funcionamento do termostato pode ser a causa. Uma maneira de verificar o termostato é colocá-lo na configuração inferior à temperatura ambiente. Se ouvir um zunido vindo do módulo mas o ventilador não girar, o compressor estará ativado sem o ventilador, sinalizando problema de comunicação entre o termostato e o ventilador de condensação.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...