Os efeitos da explosão de um reator fluorescente

A explosão causada por um reator defeituoso pode espalhar vidro e vapores tóxicos

light bulbs image by Roxy from Fotolia.com

O reator é um pequeno dispositivo elétrico que mantém a lâmpada fluorescente funcionando corretamente. Quando ele para de funcionar corretamente, deixa uma onda de corrente na lâmpada que é muito forte para ser suportada. A lâmpada pisca ou então explode, queimando o reator no processo. Esse efeito de explosão é raro, mas pode causar vários problemas e representam riscos à saúde para aqueles que estiverem nas proximidades.

Vapor de Mercúrio

As lâmpadas fluorescentes contêm uma pequena quantidade de mercúrio, uma das razões pelas quais elas terem de ser transportadas e recicladas de forma segura. Esse vapor de mercúrio permite que a lâmpada a funcione, mas é muito tóxico e pode ser inalados pelos seres humanos. Quando a lâmpada explode, o vapor é liberado para a atmosfera, onde pode ser perigoso para as pessoas próximas, até que ele tenha baixado ou ido para longe.

Cacos de vidro

Os cacos de vidro são um dos subprodutos mais óbvios da explosão de uma lâmpada. No entanto, quando o reator de curto-circuito e o bulbo é oprimido por eletricidade, a menor explosão pode gerar mais cacos de vidro do que uma quebra de lâmpada normal. Alguns dos fragmentos serão muito pequenos e difíceis de perceber. Os trabalhadores devem ter o cuidado de limpar a área circundante após o vapor de mercúrio ter se dispersado.

Luz UV

As lâmpadas fluorescentes usam luz ultravioleta ou raios UV, mas são quase completamente absorvidas pelo revestimento de bulbo. Se a lâmpada quebra, mas a luz continua a trabalhar por um breve período de tempo, há uma chance que seja produzida radiação UV que pode danificar os olhos de qualquer um que olhar para a lâmpada. Pelo fato de essas explosões serem elétricas, a liberação de luz UV tende a ser rara e muito breve.

Riscos de incêndio

A explosão de uma lâmpada também irá criar um risco de incêndio. O calor elétrico criado pode possivelmente inflamar substâncias próximas, especialmente se eles forem inflamáveis. Também é possível que o reator queimado afete a tomada de luz fluorescente, bem como a criação de calor próximo à parede ou nela mesma.

eHow Brasil
×