Ventosaterapia para celulite e perda de peso

Escrito por rachel nall | Traduzido por raquel l. pontes
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Ventosaterapia para celulite e perda de peso
Descubra a ventosaterapia (Keith Brofsky/Stockbyte/Getty Images)

A ventosaterapia é uma terapia alternativa usada para restaurar a energia, melhorar problemas de estômago, reduzir a celulite e encorajar a perda de peso. Este tradicional método chinês opera sob princípios similares à acupuntura - de que o corpo tem 365 pontos (de pressão) Qi onde a força da vida pode ser estimulada. A ventosaterapia pode ser realizada com a função de massagem ou sozinha, o que pode ser determinado pelos resultados desejados pelo indivíduo.

Outras pessoas estão lendo

Ventosaterapia tradicional

A ventosaterapia tradicional usa calor para criar sucção quando aplicada ao corpo. Os copos lembram pequenas jarras que cabem facilmente na palma da mão. Para alcançar o calor, o terapeuta pode usar uma variedade de métodos: usando um bastão de metal para aquecer o copo, e então aplicando-o no corpo, ou segurando um bastão com uma bola de algodão acesa em uma das pontas, também aplicando o copo ao corpo em seguida.

Embora os copos esfriem relativamente rápido, o calor das chamas ajuda a criar sucção quando eles são aplicados. Eles são colocados no corpo, mais comumente nas costas, mas também em pernas e braços, e deixados por algum tempo. O princípio por trás deste método é o de que os copos desbloqueiam o Qi, estimulam a circulação e reduzem enfermidades. Isto encoraja a perda de peso ajudando a recuperar a função do estômago e reduzindo o apetite. O resultado adicional de sentir-se menos estressado também pode ajudar a diminuir os hábitos de comer em excesso.

Este método representa a forma mais clássica de uso destes copos; entretanto, algumas pessoas podem temer o calor ou ser especialmente sensíveis aos seus efeitos. Este método também pode resultar em machucados, que podem deixar círculos negros ou azuis no corpo.

Ventosaterapia manual

Se a ideia das chamas o deixa nervoso, ou se você teme se ferir por causa do calor, você pode pedir que o terapeuta utilize a ventosaterapia manual. Nesta forma, os copos possuem uma parte para ser puxada manualmente que cria o vácuo. Diferentemente dos copos tradicionais, estes são colocados primeiro no corpo e então o efeito do vácuo é criado.

Este tipo de ventosaterapia é considerado um método mais suave que o tradicional, e pode ser mais útil naqueles com peles sensíveis. Os efeitos colaterais típicos incluem anéis vermelhos ou inflamados, mas machucados não são comuns.

Pedidos especiais

Existem meios de melhorar a eficácia do processo de ventosaterapia ou fornecer um procedimento ao todo mais calmante, dependendo das suas metas para o tratamento.

Se prefere uma experiência mais terapêutica, você pode pedir que o terapeuta utilize óleos de massagem ou aromaterapia, que podem ser aplicados quando os copos forem retirados. Muitos terapeutas também envolvem o corpo em cobertores quentes ou toalhas para estimular a circulação e o relaxamento.

Também é possível combinar tratamentos de acupuntura com a ventosaterapia. Embora nenhuma das duas práticas seja dolorosa, este método não é para aqueles que temem agulhas. Os copos podem ser colocados sobre as próprias agulhas para desbloquear os pontos Qi no corpo.

Ainda que muitos terapeutas possam fazer pedidos variados, o ideal é fazer sessões semanais de ventosaterapia para aproveitar os benefícios da perda de peso, de acordo com a clínica de acupuntura Stillpoint.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível