Mais
×

Como verificar o ajuste do tensor de uma guitarra Les Paul

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Como verificar o tensor em uma guitarra Les Paul. Ao instalar um novo jogo de cordas e notar que suas ações ficam diferentes do que eram antigamente, pode haver algo errado com o tensor. Aqui estão algumas dicas para verificar esses ajustes e obter o máximo do instrumento.

Instruções

Verifique o tensor da guitarra Les Paul olhando pelo braço em direção ao corpo do instrumento (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
  1. Deixe a guitarra Les Paul apoiada com sua parte inferior no chão e olhe através do braço do instrumento em direção ao corpo.

  2. Examine as bordas dos trastes e veja para qual lado o braço do instrumento parece estar curvado.

  3. Vire a guitarra do outro lado e olhe novamente pelo braço dela. Mais uma vez, preste bastante atenção na borda da escala do braço e para qual lado o conjunto parece estar curvado.

  4. Veja se o braço está entortado para fora ou para dentro na direção do corpo da guitarra. Se ocorrer algum dos casos, o tensor pode precisar de ajustes. Se o braço estiver curvado para fora e para longe da guitarra, esse problema é chamado "arqueamento". Se estiver curvado na direção do corpo, chama-se "afrouxamento".

  5. Verifique se existe qualquer curvatura no braço da guitarra. Se não houver, provavelmente não será necessário fazer nenhum ajuste, a menos que alguma corda esteja trastejando ou que existam outros problemas com o som.

Dicas

  • Se estiver com problemas ao tocar ou se houver trastejamento, leve sua guitarra Les Paul para um técnico local especializado para fazer os ajustes do conjunto do tensor.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article