Como verificar uma bobina de ignição

Escrito por dan ferrell | Traduzido por thomas anderson
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Como verificar uma bobina de ignição
O motor de seu carro precisa de faíscas de boa qualidade (NA/AbleStock.com/Getty Images)

Assim como você precisa de comida saudável para funcionar adequadamente ao longo do dia, o motor de seu carro precisa de "fagulhas saudáveis" para funcionar de forma adequada e levá-lo aos lugares. Essa faísca de vida para seu motor vem da bobina de ignição. Embora os modelos variem, a função permanece a mesma. Contudo, após anos de uso, os circuitos internos da bobina se abrem ou se fecham e param de conduzir faíscas de forma completa. Se seu carro falha frequentemente, você pode ter uma bobina com defeito. Siga esses passos simples para ver se o caso é sua bobina de ignição e trocá-la, se necessário.

Nível de dificuldade:
Fácil

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O que você precisa?

  • Jogo de chaves
  • Catraca e jogo de soquetes
  • Ohmímetro

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Instruções

  1. 1

    Estacione seu carro em um lugar seguro e abra o capô.

  2. 2

    Desconecte o cabo negativo, branco, da bateria.

  3. 3

    Encontre a bobina ou o pacote de bobinas. Siga os cabos da vela de ignição até o distribuidor, daí acompanhe o cabo que sai do centro de distribuição e que se conecta à bobina; se seu carro não tem um sistema de distribuição, o os cabos da vela de ignição estarão conectados a dois ou três unidades de bobina, cada uma com dois cabos conectores atrelados a ela.

  4. 4

    Desconecte o cabo que vem do distribuidor ou da vela de ignição. Se você tem acesso fácil à bobina para teste, deixe-a montada no lugar e desconecte os cabos ou conectores elétricos, caso contrário remova-a utilizando um jogo de chaves ou catracas e soquetes de tamanho apropriado.

  5. 5

    Desconecte os conectores elétricos da bobina e tenha certeza de que os contatos elétricos estão livres de sujeira e de corrosão. Limpe os conectores elétricos se necessário.

  6. 6

    Meça a resistência primária da bobina. Com um ohmímetro, conecte a guia vermelha no conector elétrico positivo (+) da bobina; e a preta,no negativo (-). Uma média da resistência lida pode ser entre 0,3 e 1,0 Ohm.

  7. 7

    Meça a resistência secundária. Conecte a guia preta do ohmímetro no conector elétrico negativo (-) da bobina; e a guia vermelha, no terminal da bobina, onde os cabos da vela de ignição ou do distribuidor se ligam. Uma resistência normal pode ser lida entre 8.000 a 11.500 ohms.

  8. 8

    Troque a bobina se qualquer uma das leituras de sua bobina estiver abaixo ou acima das especificações indicadas em seu manual de serviço.

  9. 9

    Reinstale a bobina, conector elétrico, cabos e conecte o cabo negativo da bateria ao terminal.

Dicas & Advertências

  • Consulte o manual de serviço para as especificações corretas da resistência primária e secundária da bobina instalada em seu veículo. Você pode comprar um manual de serviço na maioria das auto-lojas ou consulte um, gratuitamente, na maioria das bibliotecas públicas.

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