on-load-remove-class="default-font">
×
Loading ...

Como verificar se um disjuntor elétrico está defeituoso

Atualizado em 21 fevereiro, 2017

Um disjuntor se destina a distribuir a eletricidade pela casa. Ele também serve para desarmar ou desligar a eletricidade no caso de um circuito ficar sobrecarregado ou superaquecido. Com o tempo, os disjuntores podem ficar fracos e não conseguir mais suportar a carga que deveriam suportar. Às vezes, o mecanismo de segurança dentro do disjuntor que o faz desligar falhará, fazendo com que ele superaqueça e possivelmente cause riscos à segurança. Procure sinais de danos e desgaste em seus disjuntores se eles estiverem apresentando problemas para ficarem ligados ou se você morar em uma casa antiga.

Instruções

Disjuntores funcionando adequadamente garantem a segurança de circuitos elétricos (Thinkstock/Stockbyte/Getty Images)
  1. Veja se o disjuntor desarmou ou se desligou. Tente religá-lo, se não conseguir, ele pode precisar ser substituído.

    Loading...
  2. Desligue e reconecte cada dispositivo no circuito do disjuntor. Se o disjuntor se religar, comece a ligar e conectar cada aparelho, um por vez. Se o disjuntor desarmar, ele pode estar ficando fraco ou se sobrecarregando e pode gerar um risco de incêndio. O disjuntor pode precisar ser substituído.

  3. Teste se o disjuntor está estragado desligando a chave geral no quadro elétrico. Tire a tampa do quadro para acessar a fiação e os disjuntores. Retire o fio do disjuntor que fica desarmando desparafusando e removendo o fio preto. Troque esse fio por um de um disjuntor adjacente. É muito importante que você só troque os fios dos disjuntores que tenham a mesma amperagem. Quando os fios estiverem trocados, se o disjuntor continuar desarmando quando ligado a um circuito próximo, ele precisará ser substituído.

  4. Procure sinais de queimadura, áreas enegrecidas e cheiro de queimado. Toque o disjuntor para ver se ele está mais quente que os outros. Procure sinais de corrosão na frente e atrás do disjuntor. Se algum desses sinais estiver presente, desligue a chave geral e substitua o disjuntor imediatamente.

  5. Cheque o disjuntor com uma chave de teste. Remova a tampa do quadro elétrico e encoste a ponta da chave em cada parafuso do disjuntor. A leitura de uma voltagem normal de 110 V deve ficar entre 98 e 122 volts e em circuitos de 220 V, entre 216 e 264. Se a leitura der um valor abaixo do normal, o disjuntor pode precisar ser substituído pois está começando a enfraquecer.

Loading...

Aviso

  • Em algumas dessas etapas, você estará lidando com circuitos eletrificados. Certifique-se de que o chão ao seu redor esteja seco, assim como suas mãos. Tenha cuidado ao testar circuitos e trabalhar com um quadro elétrico aberto.

O que você precisa

  • Chave de fenda ou Phillips
  • Chave de teste

Referências

Loading ...
Loading ...