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Como verificar o fluido de transmissão de um VW Golf

Atualizada July 19, 2017

Assim como a maioria dos Volkswagens automáticos, o Golf não possui uma vareta para medição do nível do óleo no compartimento do motor. A transmissão é selada, e caso seja preciso verificar o nível, as concessionárias recomendam que o veículo seja levado a elas. Assim como na maioria dos outros veículos, sempre existe uma maneira de se evitar a ida à concessionária e seus altos custos de mão de obra. A VW diz que é necessário medir a temperatura do fluido e que o carro deve estar elevado e nivelado. Essas duas últimas condições são reais, mas quanto à temperatura, basta ligar o carro e esperar que chegue em sua temperatura normal de operação.

Instruções

Os modelos da VW não possuem vareta para medição do nível de fluido da transmissão (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
  1. Dirija o Golf por cerca de dez a 15 minutos até que ele chegue à temperatura normal de operação e leve a uma oficina para que seja elevado. Passe por todas as marchas, com o pé no freio, mantendo cada marcha por três segundos.

  2. Coloque o câmbio em neutro e deixe o carro em marcha lenta. Solte a trava do capô.

  3. Levante e apoie o capô. Encontre a tampa de enchimento da transmissão, no bloco do motor.

  4. Coloque os braços do elevador nos apoios laterais e levante o carro completamente.

  5. Encontre a tampa de verificação de nível da transmissão no lado direito (do carona) do Golf. Ela fica na parte inferior da caixa de marchas.

  6. Coloque um balde de dreno logo abaixo da tampa de verificação e remova-a, com a chave de catraca com adaptador hexagonal de 5 mm. O fluido deve escorrer bem lentamente e em pouco volume. Neste caso, o nível está bom. Se não escorrer nada, adicione o fluido bem lentamente, através de um funil acoplado ao bocal de enchimento. Se tiver que adicionar mais fluido, abaixe um pouco o Golf, até que esteja em uma altura em que você consiga adicioná-lo, mas de forma que ainda esteja bem acima do balde para dreno. Adicione bem pouco e verifique se o fluido começa a pingar pelo buraco de verificação.

  7. Limpe a caixa de marchas com um trapo e recoloque e aperte a tampa de verificação. Remova o balde de drenagem e abaixe o veículo completamente.

  8. Remova o funil e recoloque a tampa do bocal.

Coisas Necessárias

  • Funil longo e fino (opcional)
  • Fluido de transmissão
  • Chave de catraca e adaptador soquete hexagonal de 5 mm
  • Balde para dreno
  • Trapo
  • Elevador automotivo
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