Mais
×

Como verificar se o iogurte está estragado

Atualizado em 17 abril, 2017

O iogurte é uma combinação de bactérias inofensivas e leite aquecido. É misturado e aquecido a temperaturas extremas até se tornar firme. As propriedades ácidas das bactérias talham o leite, dando o sabor azedo e a textura cremosa. O iogurte contém alto nível de nutrientes, o que o torna uma escolha saudável de alimento. Ele dura duas a três semanas antes de micróbios agressivos se desenvolverem, como os mofos e as leveduras.

Instruções

Observe o iogurte para buscar sinais indicando que está estragado (yogurt with cherries image by Elke Dennis from Fotolia.com)
  1. Cheire o iogurte. Um odor desagradável pode ser o primeiro sinal de que ele estragou.

  2. Procure por culturas de micróbios ou descolorações. Por haver alto nível de umidade, o mofo e as bactérias podem se espalhar embaixo da superfície. Diferentemente do queijo, o mofo na superfície do iogurte não pode ser removido para preservar o resto. Descarte o iogurte se houver qualquer sinal de mofo ou bactérias.

  3. Prove o iogurte; isso apenas é recomendado se os dois primeiros passos passaram pela inspeção. Se nada parecer estar errado, mas ele estiver vencido por alguns dias, provar o conteúdo é uma opção. O iogurte possui um sabor levemente azedo. Se o sabor ficar amargo ou anormalmente azedo, é porque ele está estragado.

Dicas

  • Observe a data de vencimento antes de comprar o iogurte para evitar que ele estrague rapidamente em sua casa. Não compre iogurte que esteja em uma embalagem danificada. Um rasgo no selo pode levar o iogurte a estragar rapidamente.
  • Jogue fora qualquer iogurte que tenha ficado em alta temperatura por muito tempo. Ele precisa ficar sempre refrigerado.
Cite this Article A tool to create a citation to reference this article Cite this Article