Mais
×

Como verificar a localização dos planetas a qualquer momento

Para identificar a posição exata de qualquer objeto ou planeta em nosso sistema solar, a qualquer momento, você precisará usar um mapa estelar, que nada mais é do que um mapa gerado por computador que, em relação à sua localização, calcula a posição atual de certos objetos no céu.

Um mapa estelar é feito para ajudar a traçar a posição dos planetas em qualquer momento que você quiser - passado, presente ou futuro e também, através dele, é possível determinar as coordenadas celestes de cada planeta, que podem ser utilizadas como referência para localizar suas posições reais no universo.

Instruções

Você pode encontrar a posição de um planeta a qualquer momento usando um mapa estelar (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

    Lendo o mapa estrelar

  1. Encontre um site de astronomia que possa gerar um mapa estelar que permita a você inserir seus dados de localização para calcular automaticamente o seu ponto de vista do universo. Imprima o mapa em um pedaço de papel.

    Um mapa estelar pode ser impresso em um site de astronomia (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  2. Localize o sul para começar a ler o mapa estelar. Segure o mapa sobre a sua cabeça, com o horizonte norte atrás de você e o sul a sua frente.

  3. Olhe para o mapa estelar, ainda segurando-o sobre a sua cabeça. Leia o mapa. O leste estará à sua esquerda e oeste à sua direita.

  4. Corresponda as localizações dos planetas do mapa estelar com a real. Mesmo que você não possa ver fisicamente cada planeta, o seu mapa mostrará a posição exata de cada um em qualquer momento.

    Encontrando fisicamente os planetas

  1. Determine se todos os planetas estão visíveis quando o céu está escuro ou na data da sua busca.

  2. Trace a localização de cada planeta ao longo de vários dias ou semanas. As condições meteorológicas e as nuvens podem inibir a sua capacidade de ver claramente a posição de qualquer planeta.

  3. Vá para um local ao ar livre depois de escurecer e segure o mapa o colocando de forma que você esteja observando a parte inferior. O horizonte do mapa deve corresponder com o horizonte você vê em sua frente.

  4. Procure primeiramente constelações em seu mapa e tente identificá-las no céu. A identificação de constelações servirá de referência para localizar a posição dos planetas.

  5. Faça coincidir a posição dos planetas do seu mapa com a que você pode observar no céu. Uma bússola pode ser útil para garantir que você está observando a direção certa.

Dicas

  • Evite ler o mapa estelar olhando para baixo sobre ele, porque as direções leste e oeste estarão invertidas.
  • Lembre-se que o céu real é muito maior do que o mapa lhe apresenta. As constelações mostradas no mapa estão espalhadas por uma área muito maior no real céu noturno.

Aviso

  • Não vá para um local aberto e isolado sozinho depois de escurecer. Leve um amigo ou membro da família com você para precauções de segurança.

O que você precisa

  • Mapa estelar
  • Bússola
bibliography-icon icon for annotation tool Cite this Article