Como verificar se o monitor do computador está com problemas utilizando um multímetro

Escrito por james t wood Google | Traduzido por ninah coracini
  • Compartilhar
  • Tweetar
  • Compartilhar
  • Pin
  • E-mail
Como verificar se o monitor do computador está com problemas utilizando um multímetro
Escolha a configuração correta em seu multímetro, de acordo com o manual de instruções (Polka Dot Images/Polka Dot/Getty Images)

Enquanto a maioria dos problemas do monitor do computador está fora do alcance de um multímetro, você pode usar um para descartar alguns problemas mais básicos. Um multímetro normalmente fornece medições para voltagem, amperagem e resistência, e se possuir um medidor um pouco mais avançado, também pode medir a frequência do sinal eletrônico. Medir a tensão de saída de corrente contínua de energia do monitor pode dar uma dica sobre qual pode ser o seu problema. Se tiver um multímetro que possa detectar a frequência, ele também pode perceber se o inversor de iluminação de um monitor LCD está funcionando corretamente.

Nível de dificuldade:
Moderado

Outras pessoas estão lendo

Instruções

    Fornecimento de energia

  1. 1

    Leia a fonte de alimentação externa do monitor, se tiver um, e anote a voltagem.

  2. 2

    Configure seu multímetro para detectar a voltagem CC, corrente contínua. O símbolo para a CC é uma linha reta com uma linha pontilhada abaixo dela. O símbolo de corrente alternada é uma linha ondulada. O símbolo de tensão é a letra V. Escolha a definição de voltagem CC, que é um passo acima da saída do monitor. Então, se a saída for de 19,5 V, escolha a configuração de 20 V no multímetro.

  3. 3

    Plugue a fonte de alimentação do monitor a uma tomada, e na extremidade que se liga ao monitor, ligue uma sonda a um dos condutores no plugue e a outra no outro condutor. Alguns plugues terão sondas de saída onde você precisará inserir a sonda. Outros plugues terão um desenho arredondado, em que um encaixe é o metal do lado de fora e o outro é o metal no interior. Faça uma experiência com as configurações de sonda até obter uma leitura. Se você tiver as sondas invertidas, poderá obter uma leitura negativa no multímetro. Se isso acontecer, basta mudar as sondas para o lado oposto. Se a leitura não estiver dentro de alguns décimos de um volt do que está listado, então a fonte de alimentação está ruim e necessita ser substituída. Você não vai prejudicar o fornecimento de energia ao testá-la.

    Inversor de backlight de LCD

  1. 1

    Configure seu multímetro para detectar a frequência da tensão AC, medida em hertz, que é rotulado Hz. A maioria dos conversores funcionam em um intervalo entre 30.000 e 70.000 Hz, ou 30 a 70 kHz. O multímetro deve ser capaz de detectar a tensão de frequência mais alta para testar o inversor no seu monitor.

  2. 2

    Ligue seu monitor LCD, mesmo que não apareça nada na tela. Note que isso só vai funcionar para os monitores LCD que utilizam uma luz fluorescente de cátodo frio para a luz de fundo. Se o monitor utilizar uma luz de fundo LED, o teste não mostrará resultados.

  3. 3

    Segure as sondas com uma distância de cerca de 1 mm e as mova em torno da moldura do monitor. Muito provavelmente o inversor CCFL estará abaixo do monitor. Se o CCFL estiver em execução, você verá o campo elétrico gerado pela alta tensão do registro do transformador em seu multímetro na faixa de 30 a 70 kHz. Se não houver leitura, seu inversor CCFL pode estar quebrado e precisa ser trocado. Se a leitura estiver dentro da faixa de um inversor, o CCFL pode estar queimado e ainda precisar ser substituído.

Dicas & Advertências

  • Verifique o monitor em um computador diferente para descartar problemas com a placa de vídeo e outras questões.
  • Tente um cabo diferente para um monitor que tenha uma fonte de alimentação interna.
  • Tente um outro cabo de conexão entre o monitor e o computador. Procure por pinos tortos ou quebrados no conector VGA ou DVI, que se conectam ao monitor e ao computador.
  • Nunca toque o metal das sondas quando estiverem ligadas a uma fonte de alimentação.

Não perca

Filtro:
  • Geral
  • Artigos
  • Slides
  • Vídeos
Mostrar:
  • Mais relevantes
  • Mais lidos
  • Mais recentes

Nenhum artigo disponível

Nenhum slide disponível

Nenhum vídeo disponível